Após dois dias de intenso trabalho, debate e construção coletiva de propostas em prol dos Analistas-Tributários e do fortalecimento da Aduana Brasileira, foi encerrada na tarde desta sexta-feira, dia 21, a 3ª edição da Plenária Nacional Aduaneira dos servidores do cargo. O evento foi realizado no Teatro do Brasília Shopping, na capital federal, e teve início na manhã da última quinta-feira, dia 20. A plenária contou com a presença de 50 ATRFBs, entre filiados escolhidos pelas Delegacias Sindicais (DS) e convidados pela Diretoria de Assuntos Aduaneiros. O encerramento do encontro foi realizado pelo presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, e pelo diretor Aduaneiro do Sindicato, Moisés Hoyos.

A programação do evento contou com diversos debates sobre a facilitação e controle aduaneiro do comércio internacional e Mapeamento de Processos de Trabalho da RFB. A plenária contou ainda com palestras ministradas por Analistas-Tributários acerca de diversos temas, visando ao fortalecimento do trabalho dos servidores do cargo e a promoção de maior eficiência à RFB. Após cada explanação, os servidores presentes debateram amplamente os temas tratados junto aos palestrantes. Na oportunidade, os participantes do encontro também discutiram as demandas de suas unidades de lotação, que serão consolidadas em um relatório.

No encerramento do encontro, o presidente Geraldo Seixas agradeceu a participação e engajamento de todos os Analistas-Tributários nas atividades ocorridas e ressaltou a importância da 3ª Plenária Aduaneira. “A realização deste evento exigiu muito empenho e trabalho. Agradeço imensamente a presença de todos vocês”, afirmou seixas.

O diretor de Assuntos Aduaneiros, Moisés Hoyos, saudou os participantes do evento e informou que a prévia do relatório contendo a sistematização das demandas apresentadas no encontro será encaminhado aos ATRFBs até o final do mês de outubro. “Agradeço a presença de todos e garanto que a Plenária Nacional Aduaneira do ano que vem será muito melhor. Espero contar com a participação de todos vocês e de muitos outros colegas. Estou aberto a receber as impressões sobre os temas e deliberações tratados aqui. Antes do final de outro, disponibilizarei uma prévia do relatório das demandas que discutimos nesses dois dias e solicito que vocês avaliem o material e encaminhem para os colegas. Peço, também, que vocês me informem se faltou alguma coisa na prévia, ou se há algo em desacordo, para que possamos fazer as correções e chegar ao um relatório final. Dependendo da demanda, entregaremos o relatório final à Receita Federal, ou ao nosso presidente”, destacou o diretor do Sindireceita.