A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita informa a todos os Analistas-Tributários que se encontra disponível, no canal do Sindicato no YouTube, uma playlist contendo 10 vídeos da palestra “Entenda como funciona a Previdência”, realizada no dia 7 de dezembro de 2017, durante a LXX Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), ocorrida em Brasília/DF. A palestra foi ministrada pelo advogado e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Bruno de Albuquerque Baptista. Confira a playlist aqui.

O canal SINDIRECEITA DEN no YouTube conta com diversos conteúdos audiovisuais do Sindicato, tais como palestras, documentários dos projetos Fronteiras Abertas e Viva a Originalidade, VTs, entrevistas, pronunciamentos da Diretoria e muito mais. Acesse o canal do Sindireceita e inscreva-se para obter todas as informações em primeira mão clicando aqui.

Durante a palestra, o advogado Bruno Baptista tratou de diversos temas relativos à Previdência Social, entre eles o Regime de Previdência Complementar dos servidores públicos; o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS); o Regime Geral de Previdência Social (RGPS); as regras atuais para aposentadoria e pensões e as mudanças que podem ocorrer no âmbito, caso a proposta de reforma previdenciária do governo federal (PEC 287/2016) seja aprovada.

Baptista também forneceu informações detalhadas sobre a Previdência Complementar gerida pela Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos (Funpresp), que tem a finalidade de administrar e executar planos de benefícios de caráter previdenciário complementar para os servidores públicos titulares de cargo efetivo da União, suas autarquias e fundações. O advogado explicou aos Analistas-Tributários participantes da LXX Reunião Ordinária do CNRE que o regime do Funpresp é vantajoso especialmente para os servidores nomeados pela Administração Pública a partir do dia 1º de fevereiro de 2013, que ganham acima do teto da Previdência.

Ao final da palestra, o advogado Bruno Baptista esclareceu diversas dúvidas dos Analistas-Tributários acerca das formas de adesão ao Funpresp e sobre direito adquirido. A apresentação completa realizada pelo palestrante encontra-se disponível para download, em formato PDF, na Área Restrita do site do Sindireceita (clique aqui para fazer o download).