A ministra Miriam Belchior afirmou em sua palestra de abertura que “o governo continua valorizando, de forma responsável, os servidores públicos federais”

Diretores do Sindireceita participaram, nesta segunda-feira (11), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF, da abertura da “1ª Jornada Internacional da Gestão Pública – Os desafios da gestão pública para a eficiência do Estado voltado ao cidadão”. O evento, que contará com conferências magnas, apresentações sobre as experiências da administração pública brasileira e painéis temáticos, será encerrado amanhã (13).

A 1ª Jornada Internacional terá a presença de especialistas nacionais e internacionais e discutirá temas que abordam Gestão Pública, eficiência e planejamento estratégico voltado aos serviços públicos prestados ao cidadão.

A abertura do evento contou a presença das ministras Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão), que proferiu a palestra Magna, Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais), Luiza Bairros (Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial), do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e do secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Valter Correia da Silva.

Quanto ao eixo de eficiência do gasto público, Miriam Belchior informou que estão trabalhando na melhoria da qualidade de gastos da folha de pagamento

A ministra Miriam Belchior, em sua palestra, destacou que o Brasil recentemente firmou-se como um dos principais expoentes dos países em desenvolvimento, o que traz novos desafios. Ela citou a necessidade de aumento da competitividade sistêmica e setorial e também o avanço contínuo das políticas sociais. “O alcance destes objetivos requer enfrentar, de forma sistêmica e com prioridade, os desafios de aperfeiçoamento e inovação na gestão pública”, afirmou.

A ministra disse ainda que o Brasil tem avançado no uso de novas tecnologias de gestão e de informação, na incorporação de indicadores de resultado às políticas públicas e no aprimoramento da coordenação de políticas intersetoriais e intergovernamentais. “Em paralelo, o governo continua valorizando, de forma responsável, os servidores públicos federais”, ponderou.

Os diretores Odair Ambrósio (Defesa Profissional), Alcione Policarpo (Estudos Técnicos) e Ana Cristina (Tecnologia da Informação) participaram da cerimônia de abertura e acompanham o evento hoje (12) e amanhã, que ainda conta com a participação do delegado sindical de Teresina-PI, Geraldo do Ó

Quanto ao eixo de eficiência do gasto público, Miriam Belchior informou que estão trabalhando na melhoria da qualidade de gastos da folha de pagamento e no projeto “Esplanada Sustentável”, para otimizar as despesas de custeio, de maneira ambientalmente sustentável.

Ela destacou ainda a Agenda de Ações para Modernização e Melhorias da Gestão Pública, elaborada em 2012. “Esta agenda contempla um portfólio de projetos relacionados a temas e áreas estratégicas de governo, organizado em três eixos: melhoria da entrega de serviços à população e às empresas; melhoria da eficiência do gasto e melhoria da governança e da gestão de meios”.

Como exemplos de boa gestão pública, a ministra do Planejamento citou as tecnologias envolvidas em alguns programas como o Programa de Aceleração do Crescimento, o Plano Brasil sem Miséria, o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia, e as mudanças na Previdência Social.

Os painéis vão debater experiências e os novos desafios da administração pública no Brasil e no mundo

Os painéis da 1ª Jornada Internacional da Gestão Pública, de acordo com Miriam Belchior, foram preparados para trocar experiências nacionais e internacionais e fazer uma reflexão de quais são os novos desafios da administração pública no Brasil e no mundo. “Acredito que cada vez mais as ações do Estado brasileiro, dos governos estaduais e municipais é atender bem o cidadão”, ressaltou.

O evento é promovido pelo Ministério do Planejamento, com o apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. do Centro Latino Americano de Administração para o Desenvolvimento – CLAD e do Governo do Distrito Federal.

Veja a programação no site do evento.

 




Notícias do Boletim nº 047 de 12 de março de 2013

  1. Sindireceita participa da 1ª Jornada Internacional da Gestão Pública
  2. Jornal da Record apresenta série especial Guerra ao Contrabando e destaca atuação dos Analistas-Tributários na Aduana
  3. Senado vota Orçamento de 2013 hoje
  4. Imposto de Renda 2013 – Rav Devida
  5. Congresso aprova projeto que viabiliza reajuste de servidores
  6. Seminário Nacional Brasil do Futuro
  7. Sindireceita participa da Conferência Internacional com Slavoj Žižek nesta terça-feira
  8. Sindireceita participará do Congresso da Força Sindical “Quem importa não se importa com o emprego”
  9. Analista-Tributário explica como declarar o Imposto de Renda pela internet
  10. Analista-Tributário concede entrevista a rádio 92 FM sobre IR
  11. Sindireceita recebeu estúdio avançado da Rádio Justiça para entrevista sobre IR
  12. Analistas-Tributários participam da Operação Fronteira Blindada na região de Foz do Iguaçu/PR
  13. Sindireceita inicia mobilização “O Brasil não pode parar! Aduana 24 horas”
  14. O Brasil não pode parar! Aduana 24 horas.
  15. Encerradas as inscrições para o Encontro de Aposentados e pensionistas do Nordeste
  16. Reserva dos acompanhantes para o Encontro de Aposentados e pensionistas do Nordeste
  17. Prorrogado o prazo de inscrição para o III Encontro de Aposentados e Pensionistas do Sindireceita/SP
  18. Novidade para os associados ao ASAclub
  19. Convocação Assembléia Local – DS/São Paulo
  20. Edital de convocação Reunião Ordinária CEDS/RJ
  21. Edital de Convocação Assembleia Local DS Ribeirão Preto/SP
  22. Vagas para ATRFB’s e chefias
  23. Edital de Convocação DS Mato Grosso/MT