da Receita Federal

Na última sexta-feira (12/05), o Presidente do Sindireceita Paulo Antenor de Oliveira, o diretor de Assuntos Parlamentares Rodrigo Thompson e o diretor de Defesa Profissional e Estudos Técnicos Alcione Policarpo se reuniram com o Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, o seu Chefe de Gabinete, Jânio Castanheira, e o Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas Moacir das Dores.

O tema principal da reunião foi remuneração.  O presidente do Sindireceita informou ao Secretário que a principal preocupação da categoria, neste momento, é em relação à questão remuneratória. Inclusive, foi registrado que isso também está gerando desestímulos aos aprovados no último concurso para Técnico da Receita Federal, sendo motivo de desistências antes e durante o curso de formação em andamento, o que é altamente prejudicial à Receita Federal. Também registrou, mais uma vez, os prejuízos que a diferença na remuneração dentro da Carreira Auditoria tem causado à instituição.

– É preciso ter uma Receita Federal coesa

– A instituição tem que ser fortalecida

– É necessário ter um melhor ambiente de trabalho

– Cabe ao Secretário levar os anseios do corpo funcional.

E tem feito isto

– Com a aprovação do orçamento, a partir de segunda-feira, começa a definição sobre os cortes e destinação de recursos

– Somente após isto, haverá definição sobre reajuste salarial

– Está preocupado com a evasão de servidores, principalmente de Técnicos

– Nos próximos dias, poderá haver uma definição sobre os reajustes de remuneração

Apesar do Secretário não ter apresentado percentuais de reajuste, a reunião foi produtiva, inclusive para expor a preocupação da nossa categoria e o posicionamento do Sindicato em relação ao fortalecimento da Instituição e do

cargo de Técnico da Receita Federal.

A Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar as organizações criminosas do tráfico de armas aprovou, na reunião do último dia 10, convite para que o Sindireceita preste depoimento sobre o fortalecimento da Receita Federal no combate a este crime.  O requerimento é de autoria do Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS).

Manifestação do Ciclo de Gestão e do Fisco Federal é nesta quarta-feira

A manifestação das entidades representativas do Ciclo de Gestão e do Fisco Federal ? que juntas criaram o Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro ? será realizada nesta quarta-feira, dia 17 de maio, no Congresso Nacional, em defesa do serviço público e pela valorização das carreiras de Estado.

As entidades vão se reunir às 10h, no Salão Verde do Congresso Nacional, e em seguida será entregue um manifesto aos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. Os parlamentares e lideranças também receberão o manifesto das entidades.

Veja aqui o material de divulgação

Reconhecimento já!

O Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (Sindireceita) luta pela valorização do servidor público concursado de carreira do Estado. Por isto, quer garantir que os Técnicos da Receita Federal recebam um salário justo e digno pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos dentro da Receita Federal.

Não apenas isso, almeja também que os Técnicos da Receita Federal sejam reconhecidos pela população brasileira por todo o trabalho que realizam diariamente como apreensão e fiscalização de mercadorias nos portos, aeroportos e pontos de fronteiras alfandegárias, atendimento ao cidadão nos CACs (Centros de Atendimento ao Contribuinte), e em todas as atividades exercidas na Secretaria da Receita Federal.

É por isso que, o Sindireceita juntamente com as entidades representantes do Ciclo de Gestão e Auditoria vão realizar na próxima quarta-feira, 17 de maio, no Congresso Nacional um manifesto para conscientizar os parlamentares da nossa luta. O Sindireceita espera contar com a participação dos Técnicos da Receita Federal de todo o Brasil, porque sem vocês não venceremos esta luta.

O Sindireceita convida  as Delegacias Sindicais com disponibilidade que desloquem colegas para Brasília neste dia.

Atualização dos dados cadastrais

A Diretoria Executiva Nacional solicita aos delegados sindicais que verifiquem junto à base a atualização dos dados cadastrais de cada filiado. Em caso de alteração de endereço e telefone, as informações devem ser encaminhadas o mais breve possível para o e-mail: cadastro@sindireceita.org.br. Ressaltamos, também, que as delegacias sindicais devem atualizar seus dados cadastrais.

Prefeitura de Fortaleza propõe projeto para compensar taxação dos inativos

A prefeitura da capital cearense elaborou dois projetos de Lei, um deles visa compensar as perdas com o desconto de 11% da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas. A proposta foi enviada para apreciação dos vereadores de Fortaleza, depois que o Município perdeu em última instância a batalha judicial na tentativa de impedir a taxação dos inativos.

Para viabilizar a decisão da Prefeitura, foram encaminhados à Câmara Municipal dois projetos de lei: um instituindo a contribuição mensal e outro garantindo aos servidores que passarem a contribuir com o sistema Previfor, um abono correspondente ao valor nominal dos descontos efetuados. O Executivo espera que os projetos estejam aprovados até o final de maio. (Com informações da Agência Nordeste).

Nota de Falecimento

Informamos com pesar o falecimento do Sr. Antonio Gonçalves Sobrinho, ocorrido na última sexta-feira (12), pai do colega José Dilermando Gonçalves, delegado sindical em Montes Claros/MG. Aos familiares e amigos, os sinceros votos de paz da categoria TRF, neste momento de pesar e saudade.

Frase do Dia

“Você ganha força, coragem e confiança a cada experiência na qual realmente pára para encarar o medo. Você tem como dizer para si mesmo: ‘Eu sobrevivi a este horror. Posso encarar o que vem por aí. ‘ Você tem de fazer o que pensa que não pode.”

Eleanor Roosevelt