Projeto “Fronteiras Abertas” entra em nova fase

Como parte das ações do projeto “Fronteiras Abertas” o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) lança nesta terça-feira, dia 9 de agosto, o hotsite fronteirasabertas.org.br. O novo portal tem por objetivo manter atualizadas as informações do Projeto e ampliar ainda mais o debate de temas como a fragilidade no controle de fronteiras, o combate ao contrabando, a pirataria, o tráfico de drogas, armas e munições, bem como promover o acompanhamento de ações governamentais como o Plano Estratégico de Fronteiras, lançado em junho deste ano pelo Governo Federal. 

O Sindireceita também acaba de colocar no ar uma série de vídeos que mostram a necessidade de ampliação e modernização da aduana brasileira. Nos VT’s que, inicialmente, estão sendo exibidos na Globo News (Brasília/DF) são apresentadas mensagens destacando a necessidade de ampliação da presença da Receita Federal e dos Analistas-Tributários nas fronteiras, além de revelar ao País as dificuldades enfrentadas pelos servidores públicos que atuam na linha de frente no combate aos crimes transfronteiriços. 

A presidenta do Sindireceita, Sílvia Felismino, ressalta que as novas ações vêm se somar ao livro “Fronteiras Abertas – Um retrato do abandono da aduana brasileira”, lançado em dezembro do ano passado e distribuído para todo o País. “Mais do que chamar a atenção para esse grave problema nacional, que é a falta de fiscalização nas fronteiras, queremos qualificar o debate sobre a necessidade urgente de modernização da aduana brasileira. É claro que a questão da segurança pública acaba ficando em primeiro plano, mas é preciso que a sociedade perceba que sem mais investimentos e servidores da Receita Federal na área aduaneira o Brasil continuará encabeçando a fila de países em que se perde mais tempo na liberação de importações e exportações, gerando perda de competitividade e aumento de custos para as empresas nacionais”, finaliza.

Veja os vídeos do Sindireceita

One thought on “Projeto “Fronteiras Abertas” entra em nova fase

  • Jackson Lima

    Boa iniciativa pelo lançamento do site e a possibilidade de aumentar a discussão em torno dos problemas nas áreas de fronteira. Jackson Lima, Foz do Iguaçu

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *