Sindireceita participa do 7º Prêmio Gigante Cultural em Olinda

 

Thales Freitas, o repórter Francisco José, homenageado, e Sílvia Alencar

O Sindireceita fez o pré-lançamento do documentário “Dias de Momo”, na última quinta-feira (17), durante o 7º Prêmio Gigante Cultural, promovido pelo Clube de Alegoria e Crítica “Homem da Meia Noite”, em Olinda/PE. O presidente do “Homem da Meia Noite”, Luiz Adolpho, elogiou a iniciativa e a importância do documentário produzido pelo Sindireceita de valorizar a cultura pernambucana. A presidenta do Sindireceita, Sílvia Alencar, destacou a importância da ‘Campanha Pirata: tô fora!’, eleita a melhor ação educativa em execução no Brasil, ganhadora de dois prêmios consecutivos, em 2011 e 2012, do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça (CNCP/MJ). Sílvia Alencar ressaltou ainda que a iniciativa da Campanha é propor e ampliar o debate sobre a pirataria no Brasil e alertar a população para os riscos que o consumidor está exposto ao comprar um produto pirata. “Nosso objetivo também é chamar a atenção da sociedade para os riscos e prejuízos que a pirataria gera ao país. É preciso que todos percebam que ao valorizar a cultura nacional, a música, os artistas e o nosso artesanato ajudamos a criar empregos e estimulamos o crescimento da economia brasileira”, destacou.

O diretor-adjunto de Assuntos Jurídicos, Thales Freitas também acompanhou a cerimônia, além do secretário de Cultura de Olinda, Fernando Duarte, e da deputada estadual Tereza Leitão, uma das homenageadas no evento na “Categoria Reconhecimento”.  

Sílvia Alencar, Luiz Adolpho, presidente do “Homem da Meia Noite”, e Thales Freitas

O 7º Prêmio Gigante Cultural do “Homem da Meia Noite” tem por finalidade homenagear as pessoas que valorizam a cultura e o carnaval pernambucano em diversas categorias. Este ano foram homenageados o repórter especial da TV Globo, Francisco José, e o Alfaiate Brasil (in memorian).

Também foram premiados personalidades locais em diversas categorias:

– Categoria Amigo do Carnaval Pernambucano: os irmãos Jorge e Eduardo Gaudêncio, criadores de um dos maiores Portais do Carnaval de Pernambuco;
– Categoria Amor pelo calunga: grafiteiro Schivan que tem tatuado na pele o ‘Homem da Meia Noite’;
– Categoria Musicalidade Pernambucana: Rogério Rangel e Marcos Vinícius Prates;
– Categoria Amor pelo Carnaval de Olinda: Seronildo Guerra, presidente do bloco ‘Flor da Lira’;
– Categoria Reconhecimento: deputada estadual Tereza Leitão.
– Categoria Amigo Diretor: Edvaldo Galego, diretor de Carnaval do calunga.
– Categoria Paixão pelo Carnaval: Rogélia Didier, artista plástica.
– Categoria Mestre do Frevo: Maestro Forró.
– Categoria Talento Pernambucano: Xuruca Pacheco, figurinista, responsável pelo evento ‘Paixão de Cristo’, o maior teatro a céu aberto do mundo, que ocorre anualmente no vilarejo Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano. Em 2013, Xuruca Pacheco assinou a criação da roupa do “Homem da Meia Noite”.

 

Sílvia Alencar e a figurinista Xuruca Pacheco, homenageada na “Categoria Talento Pernambucano”

O lançamento oficial do documentário “Dias de Momo” será realizado nesta quarta-feira, dia 23 de janeiro, às 16h00, na Sede do Bloco ‘Galo da Madrugada’, em Recife/PE.

468 ad

Leave a Reply