O SINDIRECEITA

O Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) é uma entidade civil, organizada e mantida pela contribuição voluntária de seus mais de 10 mil filiados, Analistas-Tributários ativos e aposentados e pensionistas. Como Sindicato nacional, o Sindireceita está́ organizado em todas as regiões do Brasil, constituindo-se por:


Diretoria Executiva Nacional (DEN)


Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) 

 

O Sindicato conta ainda com as seguintes representações regionais: 

 


77 Delegacias Sindicais (DS) 


7 Conselhos Estaduais de Delegacias Sindicais (CEDS), nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul


Conselhos Fiscais Estaduais (CFE)


Conselhos Fiscais Locais (CFL) 

 

Há, também, dois conselhos consultivos: 

 


Conselho Fiscal Nacional (CFN) 


Conselho de Ética e Disciplina (CET) 

 

O Sindireceita também se integra às demais representações dos cargos análogos dos estados e do Distrito Federal por meio da Federação Brasileira de Sindicatos das Carreiras da Administração Tributária da União, dos Estados e Distrito Federal (Febrafisco). A Febrafisco, por sua vez, é filiada à Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate), entidade vinculada à Pública – Central do Servidor. Este conjunto de sindicatos, federação, confederação e central sindical formam uma grande rede de articulação e defesa dos servidores e, em especial, dos cargos típicos de Estado da Administração Tributária e Aduaneira.

 

 

 

 

HISTÓRIA

 

 

 

O Sindireceita foi fundado no dia 9 de abril de 1992, como Sindicato Nacional dos Técnicos do Tesouro Nacional – TTN (Sindtten). A Assembleia Geral Nacional (AGN) de fundação ocorreu nos dias 9 e 10 de abril de 1992, na Escola Sindical Sete de Outubro, em Belo Horizonte/MG, e contou com a participação de 39 delegados eleitos, em suas respectivas bases, de 17 estados da União. Na ocasião, os representantes deliberaram sobre a forma de organização sindical da categoria, a eleição da diretoria provisória do Sindicato e a realização do primeiro Congresso Brasileiro dos TTN (Conbatten), marcado para o mês de setembro do mesmo ano, em São Paulo/SP.

 

 

 

Mobilização sinditten

 

 

 

 

 

FUNDADORES

 

 

 

Não podemos deixar de homenagear os homens e mulheres que sonharam e lutaram pela construção de um sindicato que representasse a todos os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil. Aos delegados fundadores do Sindireceita, nosso permanente agradecimento. Delegados fundadores por ordem alfabética:

 


Alexandre Silva Jatobá; Alexandre Costa Vale; Aline Silva; Ismael Matos Meira; Arnaldo Lisboa Chagas; Carlos Alberto de Mello; Claudia Dinorá de Barros Tesoni; Claudio José Botelho Guimarães; David Itiro Fujiyama; Delma Salvi; Eliana Maria Machado; Gérson Rodolfo Berg, Hélio Bernardes; Jacinto Longhini; José Henrique Salatti Schitiz; José Reinaldo Bastos Rodrigues; Julieta Aparecida P. Lopes; Luis Roberto Prates de Campos; Luiz Alberto Sauer; Luiz Maurício L. Dantes; Marco Antônio Mendonça Farias; Marcos Alcyr Brito Oliveira; Marisa de Fátima Amorin Ferrari; Maria Helena Seco; Maria José Meireles de Aquino; Maria Madalena Silva; Marizado Bezerra; Mônica Silva Lima Damasceno; Nélson Aroeira; Ney da Guia Melo; Newton Machado de Almeida; Paulo César Pacheco; Paulo Reis da Fonseca; Pérsio Macedo Ferreira; Raul Schelder Boeria; Reginaldo Bacci Acunha; Sebastião Sávio de Almeida Fonseca; Suely Maria de Mattos Faquim; e Victório Mariano Rizzi.

 

 

 

 

COMPROMISSO E LUTA

 

 

 

A história do Sindireceita é marcada por lutas e importantes conquistas, desde a fundação do sindicato. Juntos, vivemos muitos momentos de turbulência política e econômica; enfrentamos reformas constitucionais; encaramos longos períodos de mobilização em defesa do futuro da categoria; conquistamos o reconhecimento do nível superior; evoluímos em nossa remuneração; consolidamos o nosso espaço como cargo típico de Estado dentro da Administração Tributária e Aduaneira; buscamos a reparação de nossos direitos no Judiciário; incentivamos a preparação contínua dos Analistas-Tributários; e participamos da luta coletiva por um Brasil mais justo e solidário.

 

 

 

 

Greve historica dos 100 dias

 

 

 

 

IMPORTÂNCIA DA SINDICALIZAÇÃO

 

 

 

Vivemos tempos de grande incerteza para os trabalhadores, especialmente para os servidores públicos do Brasil. Nunca foi tão importante para o trabalhador estar sindicalizado. O sindicato é uma associação de trabalhadores para um objetivo comum: defesa de seus interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos. O Sindireceita é a única entidade legalmente habilitada a representar os Analistas-Tributários para sua melhoria salarial e para garantia das condições de trabalho da categoria. 

 

Além disso, o Sindireceita dedica-se à proteção judicial de seus filiados; disponibiliza um amplo leque de benefícios indiretos como planos de saúde, seguros, convênios e carta fiança; promove e subsidia cursos em parceria com as mais respeitadas instituições de ensino do país para a formação continuada dos Analistas-Tributários; elabora estudos técnicos; e participa de discussões nacionais sobre a Administração Tributária e Aduaneira, o serviço público, a seguridade social e outras grandes questões nacionais.

 

 

 

 

Mobilização Sindireceita 2016 1

 

 

 

 

Lutas, reivindicações, ações de proteção à segurança jurídica e funcional são fatos recorrentes na trajetória de qualquer categoria, e também fazem parte da história dos Analistas-Tributários, no centro de disputas e conflitos inerentes à Receita Federal e ao serviço público. Quanto mais unidos e organizados estivermos, maior será a nossa força e mais democráticas serão nossas decisões. É imprescindível que os Analistas-Tributários façam parte de um sindicato forte, representativo e combativo e que dele participem ativamente. Nossas conquistas sempre se deram à base de muitas disputas e conflitos, fruto da luta coletiva conduzida pelo sindicato da categoria, o Sindireceita.

 

 

 

 

 Estatuto do Sindireceita

 

 

 

 

Além de ser um ato nacional, de proteção e garantia de direitos, sindicalizar-se é, principalmente, um ato de solidariedade, imprescindível para o futuro profissional de todos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil.

 

 

 

 

Filie-se ao Sindireceita e faça parte da nossa luta!