Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de cerca de 16 mil pares de calçados falsificados na última quinta-feira, dia 15, na unidade de controle de mercadorias de trânsito do Itinga, na Rodovia BR -010, município de Dom Eliseu. A ação integra a Operação Rota 010 e foi conduzida pelas equipes da RFB e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

A Operação Rota 010 tem como intuito combater as rotas de contrabando pelas rodovias BR- 010 e BR-222, na divisa do Pará com o Maranhão. Na ocasião, os servidores da Sefa abordaram uma carreta e solicitaram documentos fiscais, enquanto a equipe do Fisco procedeu com a análise de risco.

Ao abrir o veículo foram encontrados milhares de tênis falsificados. A carga tem valor estimado de R$ 700 mil e abasteceria o comércio ilegal de produtos falsificados nos estados do Amapá e Pará.

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento da pandemia de Covid-19, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.