Analistas – Tributários da Receita Federal e a Secretaria da Fazenda/RS atuaram na retenção de 1.600 garrafas de vinhos finos argentinos nesta quinta-feira (29) em Iraí/RS. A operação iniciou com a fiscalização de um caminhão realizada pela Secretaria da Fazenda no Posto Fiscal de Iraí.

Ao analisar a documentação fiscal os servidores da Receita Estadual identificaram indícios de que a carga teria sido ilegalmente importada e entraram em contato com a Receita Federal em Santo Ângelo, a qual deslocou equipe ao local e procedeu a retenção das mercadorias. Os vinhos estavam ocultos em 56 caixas de papelão, distribuídas em três pallets. Cada caixa continha em média 30 garrafas de vinhos de alto valor. Estima-se que valor das mercadorias supere R$ 150.000,00 mil.

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento da pandemia de Covid-19, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.