Dia 18/06:: 09h30 - Porto do Mucuripe: Balanço de apreensões em maio DRF/Foz

O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Duvanier Paiva, convidou o presidente do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira, nesta segunda-feira (16), para participar da pesquisa que será realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) sobre a gestão da política de Recursos Humanos brasileira. ?Isso muito me orgulha. O Sindireceita ter sido escolhido é muito bom para a categoria?, agradeceu o presidente Paulo Antenor.


O Sindireceita será um dos três sindicatos que os técnicos da OCDE colherão informações. A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Vale do Paraíba (SindCT) também participarão da pesquisa, que contará com o auxílio de técnicos de quatro países: Estados Unidos, França, Canadá e Espanha.


A pesquisa ouvirá ainda representantes de ministérios, estatais, universidades, parlamentares, do TCU e AGU, entre outros. O trabalho é promovido pelo Banco Mundial. Os técnicos da OCDE e dos quatro países estarão no Brasil entre os dias 29 de junho e 3 de julho. O encontro com os sindicalistas e representantes do Sindireceita será realizado no dia 2 de julho, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília/DF.


Durante a reunião, que também contou com a presença do vice-presidente, Hélio Bernades, o Sindireceita apresentou a pauta reivindicatória da categoria para o secretário Duvanier. Entre os pontos debatidos da pauta reivindicatória estão: auxílio-alimentação, diárias, ressarcimento à saúde, atribuições e reajuste salarial para 2010.


 Direito Tributário PUC Minas/Sindireceita


Orientações sobre a primeira fase do curso:


1. A partir de hoje (16), os filiados matriculados no curso de especialização em Direito Tributário receberão da PUC Minas a identificação virtual, a senha e demais instruções para o acesso ao sítio do curso. O período que vai até 23 de junho servirá para capacitação tecnológica e ambientação dos alunos ao ambiente virtual. Os alunos que não receberem a mensagem da PUC Minas até amanhã (17) deverão entrar em contato com o CEDS/MG ou com a PUC Minas.


2. O material didático do primeiro módulo será encaminhado pelo CEDS/MG aos alunos até sexta-feira (19).


3. As aulas do primeiro módulo começam no dia 24 de junho.


Arrecadação tributária na DRF/Uberaba


aumenta em 33% no mês de maio


Arrecadações fazendárias em Uberaba e região apresentaram significativo crescimento em maio deste ano em relação ao mesmo mês de 2008. A elevação foi de 33% na Delegacia da Receita Federal em Uberaba, que compreende 33 municípios no total.


Em reportagem do Jornal da Manhã de Uberaba, o Analista-Tributário da Receita Federal, Clênio Geraldo Chaves, disse que o aumento foi motivado principalmente pela arrecadação uberabense. ?O que mais pesou foi o desempenho das empresas do setor químico e de eletrônicos, em sua maioria presentes na cidade de Uberaba. Elas tiveram os maiores números em maio?, informa. ?Entre as outras localidades, o segmento que mais destacou foi da metalurgia. Mineração também ajudou a impulsionar este fechamento?, revela. Ainda de acordo com Clênio Chaves, os índices de Uberaba e região indicam média de arrecadações bem melhores que as registradas nacionalmente.


Assembleia Local na DS Fortaleza/CE


A delegacia sindical de Fortaleza/CE, no uso das suas atribuições estatutárias e regimentais e em atendimento a convocação do presidente da DEN/Sindireceita, convoca os filiados para comparecerem à Assembleia Local, que será realizada amanhã (17) e quinta-feira (18), nos horários e locais abaixo discriminados, para discutir e deliberar a seguinte pauta:


1. Informes de Ações Judiciais (RAV devida, GDAT de aposentados, Ação de desvio de função)


2. Festa de São João da delegacia sindical de Fortaleza


3. Curso de Formação Sindical


4. Demais informes de interesses da categoria.


13h00 – CAC – DRF-FOR


14h30 – Ativos – Sede da DS


No mês de maio, destacam-se os valores apreendidos em cigarros, total de US$ 542.435,00. Queda de 12% em relação a maio/2008. Entretanto, aumento de 9% em relação ao acumulado do ano. Além das mercadorias e veículos, foram apreendidas drogas e munições (mês): 292,900 Kg de maconha, 6,350 Kg de cocaína, 6,000 Kg de crack em pedras, 6,6 Kg de pasta base para cocaína, 150 munições.


O valor de apreensões registrado nos cinco primeiros meses do ano já chega a US$ 27.344.787,00 em mercadorias e veículos. Comparado ao mesmo período do ano passado, o valor das apreensões registrou queda de 13%. (Informações da Assessoria de Imprensa da DRF Foz do Iguaçu/PR).


Conjuntura em síntese: Economia


“Com a situação macroeconômica equilibrada, o maior desafio do País é crescer a taxas superiores a 4% ou 5%, o que exigiria reformas para as quais não há disposição no Congresso”, disse o presidente executivo do maior conglomerado financeiro do Hemisfério Sul, o Itaú/Unibanco, Roberto Setubal. O presidente executivo acredita que o Brasil começa a deixar a crise para trás e deve fechar 2009 com crescimento de 1,5% em relação a janeiro, o que vai se traduzir em uma taxa anual próxima de zero, algo que ele considera “ótimo” na atual conjuntura.


 

 

 





NOTÍCIAS DO BOLETIM 109 DE 16/06/2009


 




  1. Sindireceita participará de pesquisa da OCDE sobre a política de RH do Brasil




  2. Veja aqui a pauta reivindicatória para 2009. : Curso de especialização em




  3. Datas, horários e locais:: Dia 17/06:: 09h30 – Aposentados – Sede da DS




  4. Dia 18/06:: 09h30 – Porto do Mucuripe: Balanço de apreensões em maio DRF/Foz



Imprimir