Analistas-Tributários atuam em apreensão de quase 18 toneladas de castanhas beneficiadas em Porto Velho

Analistas-Tributários atuam em apreensão de quase 18 toneladas de castanhas beneficiadas em Porto Velho

Em atividade de vigilância e repressão coordenada pela Seção de Vigilância e Repressão da Delegacia de Porto Velho/RO Sarep (DRF/PVO), com atuação dos Analistas-Tributários, na última semana, foram abordadas 3 cargas de castanhas beneficiadas em sacos de 20 kg, oriundas da Bolívia e Peru.

A primeira e a segunda cargas foram interceptadas em Ji-Paraná, com a apoio da Delegacia da Receita Federal daquela localidade. O material seria levado para o Paraná.

A terceira carga foi interceptada pela equipe da Sarep de Porto Velho/RO na Rodovia BR-364 em um caminhão-baú. O veículo continha 16 toneladas de castanhas beneficiadas que entraram irregularmente em território nacional e seriam levadas para o Estado de São Paulo.

As castanhas provenientes do Acre são beneficiadas, tratadas e embaladas em território estrangeiro, e depois entram pelo Estado do Acre sem declaração de importação em território nacional. Para a venda ao restante do território nacional, as empresas mudam a caixa que o produto vem da Bolívia ou Peru e enviam em caixas com escritas nacionais, de modo a iludir a fiscalização.

As empresas que revendem essa castanha fruto de descaminho possuem grande quantidade de emissão de notas fiscais de venda de castanha, porém, praticamente não há entrada desse produto nos estabelecimentos.

No total, a Sarep apreendeu aproximadamente 18 toneladas de castanhas beneficiadas na última semana, que podem chegar a R$ 900.000,00 em valor de mercado nos grandes centros.


 (Com informações da Receita Federal do Brasil)



Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.

Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país.

#sindireceita #analistatributário #receitafederal #aduana #apreensão #fronteira

Imprimir