Inscrições abertas: Analistas-Tributários, participem do Seminário Virtual “Cenário e perspectivas – o horizonte nos arcos de fronteira do Brasil”

O Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) realizam no dia 16 de julho o Seminário Virtual “Cenário e perspectivas – o horizonte nos arcos de fronteira do Brasil”.

 

O Seminário, que tem inscrições gratuitas, vai abordar temas como segurança, soberania, integração e desenvolvimento. Quatro faces indissociáveis das fronteiras brasileiras que estarão em debate no painel. Faça aqui a inscrições gratuita.

 

O evento será transmitido em plataforma online, no dia 16 de julho, às 17h, e contará com a presença do secretário da Receita Federal,  José Barroso Tostes Neto, que vai abordar a importância da Aduana para o controle de fronteiras e o combate aos crimes transnacionais. Além do secretário da RFB, José Barroso Tostes Neto, que participa do seminário a convite do Sindireceita, também participam o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Sérgio Etchegoyen, dos professores da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Tassio Franchi, e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS), Tomaz Espósito Neto. Com mediação do presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros, o painel terá acesso gratuito, mediante inscrição antecipada.

 

O painel está incluído no conteúdo da pós-graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras, curso oferecido pelo IDESF, e tem o objetivo maior de colocar no centro do debate a complexidade dessas áreas, com enfoque nos arcos Norte, Sul e Central do mapa fronteiriço brasileiro.

 

A realização de mais esse seminário integra as ações da Diretoria de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita visando oferecer oportunidades de formação continuada para os Analistas-Tributários. O Sindicato, inclusive, mantém uma parceria com o IDESF que ofertou bolsas parciais de estudo para Analistas-Tributários filiados que estão cursando a pós-graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras, promovida e realizada pelo Instituto em parceria com a ESIC – Business & Marketing School, reconhecida como uma das 20 melhores escolas de negócios do mundo. Veja aqui mais informações sobre a oferta de bolsas.

 

Essas iniciativas buscam incentivar a participação dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil Aduaneiros, filiados, em cursos que possam promover a especialização em assuntos voltados para o dia a dia do cargo nas ações de fiscalização e controle aduaneiro. A formação dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil incrementa a profissionalização nas áreas de atuação do cargo e isso vai ao encontro das transformações que estão ocorrendo nas Aduanas do mundo.

 

Além de profissionalizar cada vez mais o Analista-Tributário que atua na administração aduaneira, a participação na pós-graduação do IDESF apresenta e consolida o Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil como um ator fundamental nas ações de fiscalização e controle aduaneiro, o que certamente resultará em uma maior interação do cargo com servidores de outros órgãos, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Estaduais e Municipais, Forças Armadas e outros entes que atuam nas políticas públicas de segurança das fronteiras brasileiras.

 

Painelistas

 

Entre outras funções assumidas ao longo da carreira, o general Sérgio Etchegoyen tem no seu currículo a experiência de ter sido chefe do Estado-Maior do Exército. Atualmente, é vice-presidente do Conselho de Administração da FSB Comunicação, empresa parceira desta iniciativa.

 

Além de professor da ECEME, Tassio Franchi atua no Instituto Meira Mattos (IMM) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM). É editor da revista acadêmica Coleção Meira Mattos e coordena o projeto de pesquisa Faixa de Fronteiras e Ameaças Emergentes.

 

Tomaz Espósito tem mestrado em História e doutorado em Ciências Sociais ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Também é membro da Rede de Pesquisa em Regionalismo e Política Externa (REPRI), que congrega pesquisadores de várias universidades brasileiras e instituições de pesquisa.

 

O moderador, Luciano Stremel Barros, é coordenador do curso de pós-graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras, promovido pelo IDESF e ESIC, doutorando em Relações Internacionais, pela Universidade Autônoma de Lisboa e participa de diversos projetos sobre fronteiras, no Brasil e no exterior.

 

Serviço:

 

Painel: “Cenário e perspectivas: o horizonte nos arcos de fronteira do Brasil”
Data: 16 de julho de 2020.
Horário: 17h
Local: Plataforma Zoom
Faça aqui a inscrições gratuita.

Imprimir