Analistas-Tributários atuam na maior apreensão de manganês realizada no país

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na maior apreensão de manganês realizada no País. As 146 mil toneladas do minério foram apreendidas no porto de Barcarena/PA e estavam armazenadas em depósitos e em 186 contêineres. O minério, que foi extraído ilegalmente, tinha como destino a China.

A apreensão foi realizada durante uma operação conjunta e contou com a participação de seis servidores da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (DIREP/RFB) da 2ª Região Fiscal, policiais federais, servidores do Ibama, da Agência Nacional de Mineração (ANM) e militares da Marinha.



A Receita Federal atuou, presencialmente em Barcarena com o objetivo de reforçar a repressão de delitos no local. Também atuou remotamente realizando análise risco para apoio das ações em Santarém/PA, Mosqueiro/PA, Curralinho/PA e São Sebastião da Boa Vista/PA. A experiência da Receita Federal na análise de dados e de relatórios estruturados foi de grande importância e contribuiu para ação da Agência Nacional de Mineração, culminando na identificação do manganês extraído irregularmente que seria destinado ao exterior. A RFB também realizou o mapeamento de operações comerciais do exportador até a lavra e contribuiu para identificar lavras não cadastradas na ANM; que ultrapassaram a cota de extração concedida; e que não realizaram extração na área autorizada, mas que estavam comercializando o minério.

A apreensão integra as ações da Operação Ágata, que tem por objetivo intensificar a fiscalização em rios e áreas portuárias no norte do país, com intuito de combater crimes ambientais, tráfico de drogas, contrabando e descaminho. A operação transcorreu durante os dias 22, 23 e 24 de outubro.

Veja a reportagem exibida no Fantástico 

Imprimir