Analistas-Tributários atuam na apreensão de drogas em operações no Porto de Santos, Aeroporto de Viracopos e Correios de São Paulo/SP

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na apreensão de mais de 853 quilos de cocaína, além de haxixe e ampolas de esteroides anabolizantes durante operações no Porto de Santos/SP, no Aeroporto Internacional de Viracopos e nos Correios, em São Paulo/SP.

 

Na tarde desta segunda-feira, dia 18, as equipes da Alfândega da RFB em Santos/SP localizaram 853 quilos de cocaína escondidos em um carregamento de proteína concentrada de soja, que tinha como destinado porto de Roterdã, na Holanda. A ação contou com apoio de cão de faro do Fisco e foi acompanhada pela Polícia Federal (PF). Na ocasião, a seleção de cargas foi realizada com base em critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco e submetidas à inspeção não intrusiva por imagens de escâner.

 

Durante a operação, o cão de faro da Alfândega de Santos sinalizou positivamente para a presença dos entorpecentes no carregamento de soja. A droga foi entregue à PF, que prosseguirá com as investigações a partir das informações fornecidas pela RFB.

 

Aeroporto de Viracopos

 

Nas primeiras semanas de 2021, os ATRFBs também atuaram na apreensão de drogas contidas em quatro remessas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas/SP. As apreensões, ocorridas nos dias 9, 11 e 14 de janeiro, foram realizadas após seleção para inspeção das remessas, seguindo critérios objetivos de análise de risco para presença de entorpecentes e ilícitos.


No dia 9 de janeiro, os servidores selecionaram para inspeção uma remessa de exportação com destino à Austrália. Durante o procedimento foi constatada a presença de carga com duas máscaras ornamentais, cujos interiores estavam revestidos de cocaína (385 gramas).

 

Posteriormente, em 11 de janeiro, os servidores retiveram uma remessa de exportação com destino a Hong Kong. A carga continha 330 gramas de cocaína oculta nas laterais de uma cesta com artigos para presente.

 

Outras duas apreensões ocorreram no dia 14 de janeiro. Na oportunidade, os servidores retiveram uma remessa de exportação contendo 440 gramas de cocaína escondida nas laterais de embalagem de papelão, que teria como destino a Tailândia. Na mesma data, os servidores localizaram ainda uma remessa de importação postada na Califórnia (EUA), com destino à Brasília/DF, contendo 1,064 kg de haxixe ocultos em pacotes de frutas secas.

 

Correios de São Paulo/SP

 

Nos dias 8 e 11 de janeiro, os Analistas-Tributários da RFB atuaram ainda na apreensão de mais de 13 quilos de cocaína e quatro ampolas de esteroides anabolizantes durante inspeção de remessas, no recinto de exportação dos Correios, em São Paulo/SP. No total, quatro remessas continham as substâncias e foram interceptadas pelos servidores.


No dia 8 de janeiro, foram apreendidos 13 quilos de cocaína que estavam ocultos no topo e na base de metal de um filtro automotivo. A remessa foi postada no estado de Mato Grosso do Sul e tinha como destino a Malásia.

 

Posteriormente, no dia 11, os servidores apreenderam três remessas com o total de 140 gramas de cocaína e quatro ampolas de esteroides anabolizantes que não tinham registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As remessas, provenientes dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, tinham como destino a França e os Estados Unidos.

Imprimir