Analistas-Tributários atuam nas operações Viagem Santa e Daycare, deflagradas nesta quinta-feira (21)

As operações Viagem Santa e Daycare, deflagradas nesta quinta-feira, dia 21, contam com a atuação de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB). A primeira é realizada pelo Fisco em conjunto com a Polícia Federal (PF), enquanto a segunda é conduzida pelos dois órgãos com apoio do o Ministério Público Federal (MPF).

 

A Operação Viagem Santa tem como intuito desarticular uma organização criminosa suspeita de cometer crimes como tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro no estado de Mato Grosso do Sul. Desde as primeiras horas da manhã de hoje estão sendo cumpridos, nos municípios Dourados/MS e Deodápolis/MS, 14 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão temporária e 15 mandados de sequestro e decretação de indisponibilidade de bens de investigado. Pela RFB, participam das buscas quatro Analistas-Tributários e cinco Auditores-Fiscais.

 

A operação teve início com a apreensão de 556 quilos de pasta base de cocaína, localizados em um ônibus no posto da Polícia Rodoviária Federal (RFB), na BR-163, em Dourados. Os servidores identificaram um grupo de pessoas responsáveis pelo transporte dos entorpecentes do município até São Paulo, sob a alegação de que um “pagador de promessas” estava bancando todos os custos da viagem, reunindo pessoas para viajarem para Aparecida/SP. A história relatada pelo grupo deu origem ao nome da operação.

 

Além do tráfico de drogas, os servidores também constataram que alguns dos investigados movimentavam valores incompatíveis com os rendimentos declarados e omitiram rendimentos e a propriedade de bens móveis e imóveis. Os fatos caracterizam sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

 

Operação Daycare

 

Deflagrada em São Paulo, a Operação Daycare, por sua vez, tem como objetivo desarticular organização criminosa suspeita de desviar verbas públicas destinadas à educação infantil no estado. A operação cumprirá simultaneamente 22 mandados de busca e apreensão, que têm como alvos cinco empresas e 17 pessoas físicas, nos municípios de São Paulo, Mogi das Cruzes, Santana do Parnaíba e Itaquaquecetuba.

 

Pela RFB, participam da operação três Analistas-Tributários e seis Auditores-Fiscais. As investigações apontam que organizações da sociedade civil responsáveis pela administração de creches conveniadas com a Prefeitura Municipal de São Paulo foram utilizadas para a apropriação indevida de recursos recebidos do poder público e de subsídios concedidos pela União, mediante adulteração de comprovantes de pagamentos de guias da previdência social e simulação de aquisição de mercadorias demonstradas em relatórios elaborados pela unidade de inteligência fiscal da Receita Federal.

 

A ação conjunta apura a prática de crimes como sonegação de contribuição previdenciária, organização criminosa, peculato, falsificação de documento público e falsificação de documentos privados. (Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da RFB).

Imprimir