Release Semanal:Analistas-Tributários atuaram na apreensão de duas toneladas de cocaína e retenção de mercadorias ilegais nesta semana

Nesta semana, entre os dias 18 e 22 de janeiro, o trabalho dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil nas fronteiras secas, portos e aeroportos em todo o país resultou na apreensão de cerca de duas toneladas de cocaína e na retenção de mercadorias ilegais.

Nesta segunda-feira (18), Analistas-Tributários atuaram na apreensão de mais de 853 quilos de cocaína, haxixe e ampolas de esteroides anabolizantes durante operações no Porto de Santos/SP, no Aeroporto Internacional de Viracopos e nos Correios, em São Paulo/SP.

Analistas-Tributários atuaram na apreensão de 460 kg de cocaína no Porto de Santos na quarta-feira (20). A droga, que foi localizada pelas equipes da Alfândega durante fiscalização de rotina com apoio de cão de faro da RFB, estava escondida em sacas de feijão carioca e teria como destino o Porto de Tanger Med, no Marrocos. A droga foi entregue à PF, que conduzirá as investigações sobre o caso.

Ainda na quarta-feira (20), Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil  atuaram na apreensão de mais de 100 animais no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.     Os animais – cerca de 50 lagartos, ao menos 50 aranhas, 25 sapos de cinco espécies e pelo menos 100 invertebrados - estavam em posse de um biólogo russo de 35 anos, que foi preso em flagrante. A ação foi conduzida pela RFB em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Duas operações - Viagem Santa e Daycare - foram deflagradas nesta quinta-feira (21) e contaram com a atuação de Analistas-Tributários da Receita Federal. A primeira é realizada pelo Fisco em conjunto com a Polícia Federal (PF) e tem como intuito desarticular uma organização criminosa suspeita de cometer crimes como tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro no Mato Grosso do Sul, enquanto a segunda é conduzida pelos dois órgãos com apoio do o Ministério Público Federal (MPF).

Quatro Analistas-Tributários e cinco Auditores-Fiscais participaram da operação Viagem Santa que apreendeu 556 quilos de pasta base de cocaína em um ônibus no posto da Polícia Rodoviária Federal (RFB), na BR-163, em Dourados. Além do tráfico de drogas, os servidores também constataram que alguns dos investigados movimentavam valores incompatíveis com os rendimentos declarados e omitiram rendimentos e a propriedade de bens móveis e imóveis. Os fatos caracterizam sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Em uma operação inédita, cujo objetivo é combater os crimes transfronteiriços e ambientais, Analistas-Tributários da Seção de Vigilância Aduaneira (SAVIG) e Equipe de Vigilância e Repressão (EVR) da Receita Federal em Rio Grande/RS, juntamente com Icmbio, Patram e PRF, atuaram em ação que resultou na prisão de duas passageiras com drogas e dinheiro nesta quinta – feira (21) na BR-471 em Rio Grande/RS.

Analistas-Tributários atuaram na apreensão de cerca de 5g de cristal na tarde desta quinta-feira (21) na BR - 471, cidade de Santa Vitória do Palmar/RS. A ação foi realizada em conjunto pela Receita Federal e Polícia Federal.

 

395e2c9f 6b27 4f7e 8d2d b3e4896a7b83

 

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.

Imprimir