Analistas-Tributários atuam na apreensão de 469,3 quilos de cocaína no Porto de Vila do Conde/PA

Na tarde de hoje, dia 09, Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na apreensão de 469,3 quilos de cocaína, no porto de Vila do Conde/PA. A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal. A droga, avaliada em R$ 76 milhões, foi localizada em uma carga de quartzo, que teria como destino o porto de Rotterdan, na Holanda. A apreensão é fruto do trabalho ininterrupto da aduana, com uso intensivo de tecnologia e de técnicas de análise e gerenciamento de risco (e cães de faro).

A técnica criminosa utilizada foi a denominada “rip-on modality”, termo que consta do glossário do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e define as apreensões em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

Conforme a Constituição Federal, compete à Receita Federal o controle e a fiscalização sobre o comércio exterior, tendo precedência sobre os demais setores administrativos dentro de suas áreas de competência e jurisdição. A droga foi encaminhada para a Polícia Federal, que dará prosseguimento à investigação.

A Receita Federal, com sua atuação na área aduaneira, tem como objetivo a proteção da sociedade, cortando (bloqueando/impedindo) importante fonte de financiamento das organizações criminosas.

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de

Imprimir