Analistas-Tributários atuam na apreensão de carga clandestina com 34 aracnídeos em Belém/PA

Na noite desta terça-feira, dia 2, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na apreensão de carga clandestina contendo 34 aracnídeos, no Centro de Distribuição dos Correios de Belém/PA. A carga, que seria encaminhada para o estado de São Paulo, é avaliada em US$ 100 mil – cerca de R$ 550 mil.

 

Os servidores da RFB localizaram a carga durante trabalho de fiscalização no local e verificaram que a mesma não possuía remetente. A declaração de conteúdo da carga informava que a caixa continha 300 chaveiros. Estes fatores somados ao peso da caixa levantaram suspeita dos servidores. Ao abrirem o objeto foram encontrados 34 aracnídeos, sendo a maioria da espécie amblipígios e aranhas da espécie caranguejeira. Os animais invertebrados estavam no interior de potes de plástico com furos para a entrada de oxigênio e papel umedecido.



Fotos: Fábia Sapêda/TV Liberal.

 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) analisará e identificará as espécies para verificar quais podem ser soltas novamente na natureza. Aquelas que não puderem ser soltas serão encaminhadas pelo órgão a museus e instituições científicas.

 

Atuação dos Analistas-Tributários

 

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

 

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.

 

 



Imprimir