Analistas-Tributários atuam na apreensão de armas escondidas em bagagens no Porto de Suape/PE

Analistas-Tributários atuam na apreensão de armas escondidas em bagagens no Porto de Suape/PE

Analistas-Tributários da Alfândega do Porto de Suape/PE atuaram, em parceria com as equipes de fiscalização do Porto de Santos/SP na apreensão de armas, eletrônicos e itens de vestuário.

Por meio do trabalho de gestão de risco e da utilização de sistema de inteligência artificial, os servidores da Receita Federal detectaram um esquema logístico fraudulento com o mesmo modus operandi do detectado pela operação Outlet, ao cruzar informações relacionadas de viajantes.

Na bagagem fiscalizada foram encontrados 44 relógios novos, 17 bolsas femininas, 15 aparelhos de TV, um revólver de colecionador (modelo Derringer Philadelfia), uma pistola Taurus 40, um simulacro/arma de pressão "airsoft" para treinamento de tiro ao alvo, uma escopeta, um rifle, uma espada samurai, facas e pistolas.

Os contêineres enviados como bagagens desacompanhadas, por esses supostos viajantes, foram escaneados. Nas imagens, as equipes notaram uma grande quantidade de itens da mesma mercadoria, ainda nas embalagens. Com isso, eles perceberam que não se tratava de uma bagagem desacompanhada. Por isso, as equipes resolveram abrir os contêineres onde foram constatadas as irregularidades.

O detalhe é que foram encontrados nomes de pessoas escritas nas mercadorias, o que pode significar que se tratam de mercadorias previamente encomendadas e, portanto, com destinação comercial, o que é proibido para bens trazidos do exterior como bagagem.

A Receita Federal estima que o valor total das mercadorias encontradas em cada contêiner é de, no mínimo, R$ 500 mil. (Com informações da Receita Federal do Brasil)

Imprimir