Dia Internacional das Aduanas: Receita Federal homenageia Analistas-Tributários que se destacaram em 2021

Em comemoração ao Dia Internacional das Aduanas, celebrado em 26 de janeiro, a Receita Federal do Brasil (RFB) concedeu ao Analista-Tributário Elton Carlos Busarello (ALF/Porto de Itajaí), por meio da Portaria de Pessoal RFB nº 100/2022, o Certificado de Mérito da Organização Mundial das Aduanas (OMA) e reconheceu, por meio da Portaria Suana nº 1/2022, os ATRFBs Acartio José Schardong (CEOAR/Suana), Celson Yoshihisa Kawakami (DRF/Jundiaí) e Vinícius Rodrigues Reggio (DRF Novo Hamburgo) pelos serviços prestados à Administração Aduaneira. Clique aqui para conferir a Portaria de Pessoal RFB nº 100/2022 e aqui para ler a Portaria Suana nº 1/2022.

A OMA foi fundada 26 de janeiro de 1953, na cidade de Bruxelas, na Bélgica. Desde então convencionou-se celebrar o Dia Internacional das Aduanas nesta data, em que todas as Aduanas se unem para prestigiar três colegas de cada país que tiveram atuação de destaque acerca de um tema selecionado a cada ano pela OMA. No Brasil, estes colegas são indicados pelas superintendências e coordenações-gerais em todo o país. Hoje, com a designação de Conselho de Cooperação Aduaneira, a OMA possui cerca de 180 países membros.

Em 2022, a OMA escolheu como tema para marcar as atividades da comunidade aduaneira ao longo do ano “Os esforços das administrações aduaneiras para acelerar seus processos de transformação digital a partir da adoção de uma cultura de dados baseada em um verdadeiro ecossistema orientado para o conhecimento, alavancando a ciência e a tecnologia”, inserido sob o slogan “Acelerar a transformação digital das Aduanas, desenvolvendo uma cultura de dados e um ecossistema eficiente".

Analista Tributário Elton Carlos Busarello

Analista-Tributário Elton Carlos Busarello

Premiação

A condecoração dos quatro Analistas-Tributários foi realizada em cerimônia ocorrida na manhã de 26 de janeiro. O evento contou com a participação do secretário especial da Receita Federal, Júlio Cesar Vieira Gomes, da subsecretaria de Administração Aduaneira (Suana), representada pelo Auditor-Fiscal Jackson Aluir Corbari, e da coordenadora-geral da Corep, Karen Yonamine Fujimoto.

 

*Com informações da Receita Federal do Brasil (RFB)

Imprimir