Analistas - Tributários atuam na apreensão de meia tonelada de cocaína no Porto de Santos

Analistas - Tributários atuam na apreensão de meia tonelada de cocaína no Porto de Santos

Analistas - Tributários da Receita Federal atuaram na apreensão de 518 kg de cocaína escondidos em duas cargas de exportação durante duas ações realizadas na manhã desta sexta-feira (27/5), no Porto de Santos/SP.

A seleção das cargas para inspeção física foi resultado da atividade de gestão de riscos efetuada nas operações de comércio exterior. Essa atividade envolve o uso de informações prestadas por importadores, exportadores, transportadores, operadores portuários e outros agentes envolvidos nas operações, além da análise de imagens escaneadas dos contêineres.

Porto Santos

Durante as inspeções houve indicação positiva dos cães de faro, confirmando as suspeitas de presença da droga. Na primeira apreensão, 346 kg de cocaína estavam em meio a uma carga de ferroníquel destinada ao Reino Unido. Já a segunda apreensão ocorreu em uma carga de pisos de cerâmica agrupados em três contêineres que passariam por Angola com destino a Camarões. Os tabletes localizados somaram 172 kg de cocaína.

RF

A droga interceptada foi entregue à Polícia Federal, que prosseguirá com as investigações a partir das informações recebidas da instituição.

Além dessas duas ações, a Equipe de Operações Especiais e Marítimas (Eqpem) da Alfândega de Santos participou, em conjunto com mergulhadores da Marinha do Brasil e integrantes do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) e do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom), de uma inspeção no sea chest (compartimento submerso de captação de água) de um navio atracado no Porto de Santos, mas nada foi encontrado.

Receita

Fonte: Informações e imagens da Receita Federal 

Imprimir