Sindireceita lança estudo “Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil - Essencial para a Aduana e para a segurança pública”

Sindireceita lança estudo “Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil - Essencial para a Aduana e para a segurança pública”

A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita lança hoje, dia 19, o estudo “Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil - Essencial para a Aduana e para a segurança pública”. A publicação integra o projeto Fronteira Segura, conduzido pela Diretoria de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita.

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre a importância da Aduana para a economia e para segurança pública, o Sindireceita realiza há mais de 10 anos o monitoramento das ações e políticas públicas voltadas para o controle aduaneiro, bem como promove, periodicamente, a atualização de diagnósticos que reúnem informações sobre a infraestrutura, os recursos e a quantidade de servidores que atuam nas ações de controle aduaneiro em todo o País.

Estas informações integram o projeto “Fronteira Segura” que busca reforçar a importância da promoção de um conjunto de ações visando a modernização e o fortalecimento do controle aduaneiro no País.

Para ampliar ainda mais os debates e discussões sobre a importância do trabalho realizado pelo Analista-Tributário na fiscalização e o controle aduaneiro o Sindireceita lança o estudo “Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil - Essencial para a Aduana e para a segurança pública” como parte do projeto Fronteira Segura.

O novo estudo apresenta um conjunto de propostas que foram elaboradas por Analistas-Tributários que atuam na Aduana e tem por objetivo contribuir para a modernização e o fortalecimento do controle aduaneiro no País. Entre as propostas elaboradas pelo Sindireceita estão a ampliação do quadro de servidores da Carreira Tributária e Aduaneira da RFB que atuam nos portos, aeroportos, postos de fronteira terrestre e vigilância e repressão; a ampliação da capacidade de repressão ao contrabando e descaminho; o incremento das Equipes k9 da RFB, aumentando a presença dos cães de faro nos pontos de fronteira brasileiros; a criação de Centro de Treinamento Aduaneiro da Receita Federal para profissionalização dos servidores que atuam em atividades de fiscalização e controle aduaneiro; o incremento das Equipes de Pronta Resposta da RFB; a adoção de equipamentos de vistoria não-invasivos e de tecnologias de vigilância nos postos de fronteira terrestre; a criação de Centros Integrados de Inspeção em pontos estratégicos; a revisão do orçamento da Receita Federal entre outras propostas.

Veja no site www.fronteirometro.org.br as propostas e o estudo “Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil - Essencial para a Aduana e para a segurança pública”.

Veja o Estudo.pdf 

Veja o Resumo-1.pdf

Imprimir