No Dia das Mães, não importa a distância, o amor permanece

No Dia das Mães, não importa a distância, o amor permanece

Celebramos neste domingo, dia 09, o Dia das Mães e, pelo segundo ano, a homenagem às mães acontece em meio à pandemia de coronavírus, e, novamente precisamos nos reinventar e criar novos significados para essa data tão especial. Muitas famílias buscam alternativas para celebrar, sem poder abraçar e estar fisicamente por perto, por conta do distanciamento social. Mas o amor e o carinho pelas mães se torna ainda mais sublime e com um grande significado nesse momento que estamos vivendo, e a distância fez o básico ganhar muito mais valor e se tornar essencial.

Muitas mães, Analistas-Tributárias estão trabalhando na linha de frente, e não pararam suas atividades durante a pandemia, inclusive, intensificaram seu trabalho em portos, aeroportos e fronteiras, para garantir o controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a fiscalização, vigilância e repressão. Outras tantas continuaram suas atividades em home office, acumulando inúmeras tarefas diárias, como o cuidado com os filhos, e as tarefas domésticas, pois, infelizmente, em muitos lares, essas tarefas ainda são compreendidas como exclusivamente femininas. Além da sobrecarga de trabalho doméstico, passando períodos mais longos dentro de casa com outros membros da família, algumas mulheres ficaram mais expostas à violência doméstica. Por outro lado, para algumas famílias, estar mais em casa, mais próximas à família tem sido uma boa experiência para mães que trabalham fora de casa, e que agora aproveitam esse momento para estreitar os laços com seus filhos.

O Sindireceita presta hoje suas homenagens a todas as mães, em especial às mulheres que fazem parte da categoria dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil. Nossa admiração e reconhecimento também às mães que continuam trabalhando em serviços considerados essenciais à população, colocando, inclusive, a própria vida em risco e de familiares. Nossos parabéns às mães profissionais da saúde, agentes de segurança pública, atendentes de farmácias, supermercados e todas as funcionárias de empresas fornecedoras de serviços essenciais à população durante a pandemia de Covid-19, que continuam trabalhando, levando sustento aos seus lares, e desempenhando atividades que não podem parar, inclusive, tornaram-se imprescindíveis durante a pandemia.

O Sindireceita também reitera seu compromisso com os direitos conquistados às duras penas pelas mulheres, como aposentadoria integral, a luta pelo combate à violência doméstica, licença-maternidade, creches, entre tantos outros avanços que permitiram a autonomia e empoderamento econômico às mulheres. Nosso compromisso também com lutas vindouras das mulheres para garantir a manutenção desses direitos e impedir retrocessos.

O Dia das Mães ganha ainda mais força ao ressignificar o momento atual, que nos mostra o valor das verdadeiras coisas que dão sentido à vida. Por isso, entender o que as pessoas estão vivendo, respeitar suas angústias, inseguranças e incertezas, sobretudo neste momento, é essencial. Nosso carinho e sentimentos aos filhos que perderam suas mães, e às mães que pela primeira vez, estarão sem seus filhos, vítimas da pandemia do novo coranavírus.

Por fim, reforçamos que todos continuem mantendo os cuidados e isolamento social, pois todo essa proteção aos nossos familiares já representa um ato de amor muito grande e reforça que não há distância que nos impeça de estarmos próximos de quem amamos. A pandemia vai passar, e amor de mãe permanecerá para sempre.

 

A Diretoria do Sindireceita deseja muitas felicidades a todas vocês.

Feliz Dia das Mães!

Imprimir