Falando com o Leitor

Falando com o Leitor

Um compromisso histórico
O momento atual nos obriga a fazer um relato histórico da luta de nosso Sindicato e das últimas gestões. Especialmente quando vivemos um período tão complexo em nosso País e no interior do próprio movimento sindical.
E não há meio melhor de reafirmar os compromissos históricos do SINDIRECEITA do que tomarmos como exemplo as ações passadas. O passado dessa entidade diz muito sobre suas ações presentes, e por que não sobre as pretensões futuras? E para que não fique dúvidas sobre o nosso compromisso, vou fazer aqui um resgate da luta que garantiu o pagamento da GDAT a todos os Técnicos sem distinção entre ativos, aposentados e pensionistas.
Em 1999, a GDAT foi instituída pela MP 1.915/99 e retirada pelas reedições (1.915-1/99 e 1.915-2/99). Na reedição da MP, os aposentados e pensionistas acabaram excluídos. Imediatamente, impetramos um mandado de segurança, que foi ajuizado no dia 13 de setembro de 1999, pelo advogado Aldir Guimarães Passarinho - NÚMERO DO PROCESSO:  1999.34.00028299-1 (9ª Vara Federal do DF). Essa ação impediu que os aposentados e pensionistas ficassem sem receber a GDAT. 
Agora, a estratégia que utilizaremos para assegurar a GIFA integral é semelhante a que garantiu a GDAT nos contracheques de toda a categoria. Já contratamos pareceristas. Existe também a possibilidade concreta do SINDIRECEITA, ANFIP e demais entidades que integram o Fórum Fisco adotarem uma estratégia única para garantir a paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.
A busca de unidade na defesa dos interesses dos aposentados e pensionistas demonstra o nível de maturidade de todas as entidades. Essa luta fortalece a todos. Temos que nos unir para impedir mais esse atentado contra os aposentados e pensionistas. Estamos analisando a melhor forma de atuar nos tribunais para garantir o pagamento da GIFA. Estamos verificando as vantagens e as desvantagens de ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ou Mandado de Segurança para garantir o pagamento da nova GIFA integral aos aposentados.
Mas, devemos ficar atentos. Nos últimos meses fomos obrigados a assistir, por várias vezes, e em inúmeros locais, a acusação de que os aposentados e pensionistas foram esquecidos nas negociações que encerramos há poucos meses.
Quando iniciamos o processo de negociação, sabíamos que a gratificação não era estendida aos aposentados, mas devido ao esforço e mobilização do SINDIRECEITA e de seus filiados, conseguimos incluir essa importante cifra nos contracheque de toda a categoria, ainda que em percentuais diferenciados. Portanto, não se deixe iludir por discursos vazios. As realizações passadas são argumentos irrefutáveis de nosso compromisso com aposentados e pensionistas. O momento exige cautela, atenção e união. Não podemos nos dispersar. A hora de agir é agora.

Reynaldo Puggi
Presidente do SINDIRECEITA

Imprimir