Personalidade

Personalidade

Armando Evangelista Vieira


“Foram 36 anos e 10 meses trabalhando mesmo”
Natural do Maranhão, aos 62 anos, Armando Evangelista Vieira é o homenageado desta edição. Com simplicidade, ele conta que sua vida no começo foi muito difícil e chegou a passar fome. Foi criado pelos padrinhos, que lhe proporcionaram a oportunidade de estudar e crescer na vida. Hoje, Armando tem cinco filhos, três do primeiro casamento e dois do segundo, de uma união de 31 anos.

Armando Vieira conta que ingressou no serviço público, por meio de concurso, em 21 de novembro de 1975, como datilógrafo na Procuradoria da Fazenda Nacional, no Maranhão. Nesse tempo de trabalho, participou de vários treinamentos de inserção de Dívidas Ativas da União e também na condição de presidente da Comissão de Inquéritos Administrativos em Porto Velho/RO e Imperatriz/MA.

Em 2003, Armando aposentou-se por tempo de serviço como chefe de serviço da Fazenda Nacional. “Foram 36 anos e 10 meses trabalhando mesmo”, garante. O aposentado orgulha-se de nunca ter faltado um dia de trabalho, não ter tirado licença, não ter mostrado um atestado e nem ter participado de greve. Toda essa dedicação, no período em que estava na ativa, rendeu-lhe a homenagem de funcionário padrão.

Após a aposentadoria, Armando foi convidado pelo delegado sindical de São Luís, Antônio Francisco Muniz, para ser o secretário de Aposentados e Pensionistas da delegacia sindical (DS). “Como secretário minha atividade é mandar mensalmente cartões parabenizando os colegas”. Aliás, ele foi o primeiro aposentado a filiar-se na DS São Luís/MA.

Uma outra atividade que realiza há três anos é ser voluntário na Maternidade Maria do Amparo, sendo o responsável pelo ambulatório Maria da Vitória. “Minha vontade é fazer sempre o bem. Depois que comecei a ser voluntário nunca mais tive problemas de coração”, conta. A Maçonaria é outra atividade que se dedica a 11 anos. Trata-se de uma associação semi-secreta, difundida no mundo todo, que adota os princípios de fraternidade e da filantropia entre seus membros.

Armando Evangelista Vieira é um grande exemplo de que a amizade sincera é para sempre. “Graças a Deus minhas amizades continuam até hoje depois de aposentado. Do vigilante do portão de entrada até a diretoria da Procuradoria”, revela. E se algum amigo lhe pedir um favor, ele está sempre pronto a ajudar e diz não cobrar nada por isso.

O entrevistado desta edição diz para seus colegas “que se esforcem fazendo o bem ao próximo. Aos carentes, que no Brasil tem muito”. E deixa para reflexão a frase bíblica: "Que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita".

Imprimir