Tralli destaca falta de efetivo

Tralli destaca falta de efetivo

César Tralli fala da insegurança e da necessidade de ampliação do efetivo da RFB nas fronteiras







Com a lancha parada por problemas mecânicos, há mais de um ano não há fiscalização na região do rio Solimões em Tabatinga/AM



Em participação especial no Bom Dia Brasil hoje, 7 de junho de 2011, o jornalista César Tralli, que apresentou a série especial sobre fronteiras, falou sobre a insegurança nas fronteiras brasileiras e a facilidade de se trazer produtos contrabandeados e entorpecentes para dentro do Brasil. Um dos pontos destacados pelo jornalista foi a falta de efetivo da Polícia Federal, da Receita Federal e dos órgãos estaduais para fiscalizar fronteiras, especialmente em cidades como Corumbá/MS, Cáceres/MT e várias regiões do Paraná. “Pela série que fizemos e por tudo que constatamos ninguém defende a construção de muros ou a separação dos países. O Brasil tem fronteira com dez países e ninguém defende absolutamente isso. Os especialistas, juízes e promotores e as pessoas que vivem em área de fronteira. O que eles dizem é que está faltando um pouco mais de empenho, de vontade política, de vontade dos estados de participação para que haja uma fiscalização mais efetiva. Em várias regiões não se vê ninguém fiscalizando nada. Então se passa de um lado para o outro sem que ninguém seja incomodado”, destacou.


O jornalista adiantou que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, anunciou que nesta quarta-feira, 9 de junho, em Brasília/DF, a presidenta Dilma Roussef anunciará um plano especial de proteção das fronteiras. O pacote de medidas prevê, entre outros pontos, o aumento do efetivo da Polícia Federal, das Forças Armadas e da Força Nacional na faixa de fronteira.


Veja aqui a entrevista. 




Imprimir