DIAP divulga lista dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional

DIAP divulga lista dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional


O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou a lista dos parlamentares mais influentes, conhecidos como os 100 "Cabeças" do Congresso Nacional. Na lista há 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.


No levantamento, os parlamentares foram classificados em cinco categorias, de acordo com suas habilidades: debatedores, articuladores/organizadores, formuladores, negociadores e formadores de opinião. As classificações não são excludentes. Assim, um parlamentar pode, além de sua habilidade principal, possuir outras secundárias.


 


Parlamentares em ascensão


Além dos "Cabeças", desde a sétima edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida essa trajetória, estar futuramente na elite parlamentar. Nesta nova edição, 44 parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes do Legislativo. Destes, 13 estavam no grupo dos parlamentares em ascensão em 2010.


Veja a lista dos parlamentares em ascensão em 2011.


 


Participação feminina


A presença feminina entre os "Cabeças" do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e 8 senadoras), na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).


São as deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA), Ana Arraes (PSB-PE), Luiza Erundina (PSB-SP) Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), Rose de Freitas (PMDB-ES) e as senadoras Kátia Abreu (DEM-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Marta Suplicy (PT-SP) e Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM). (Informações do DIAP).


Lista dos 100 "Cabeças" do Congresso Nacional 2011

Imprimir