André Figueiredo é o novo líder do PDT

André Figueiredo é o novo líder do PDT

Parlamentar assume cargo defendendo a presença do partido na base de apoio do governo Dilma


 


O deputado cearense André Figueiredo foi escolhido, por aclamação, novo líder da bancada do PDT na Câmara dos Deputados para o ano de 2012. Ele obteve a maioria de votos entre os 27 deputados da bancada, dos quais 19 estiveram presentes na reunião realizada ontem em Brasília e oito enviaram declarações de voto.


Segundo o ex-líder da legenda, Giovanni Queiroz (PA), nem foi preciso fazer a contagem, porque a maioria dos deputados apoiou Figueiredo, que abriu mão da disputa no ano passado em favor de Giovanni.


O parlamentar disputava o cargo com o deputado Paulo Ruben (PE). Durante a escolha de Figueiredo, foi acordado que Paulo Ruben ficará como primeiro vice-líder da bancada.


Figueiredo exerceu a presidência interina do PDT à época em que Carlos Lupi era ministro do Trabalho. Esta é a primeira vez que um cearense ocupa essa posição dentro do partido. Atualmente, ele também preside a legenda no Ceará.


Durante o encontro, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) levantou a hipótese de discussão de nomes do partido para o Ministério do Trabalho, depois da saída de Carlos Lupi. O próprio ex-ministro disse que a discussão não deveria ser feita entre eles já que não houve convite formal da presidente Dilma Rousseff para indicar nomes.


Para o deputado cearense, a permanência do PDT na base de apoio do governo Dilma independente de cargos nos ministérios, desde que não se fira os “ideais” do partido.


“O PDT é da base e nosso apoio independe de cargo. Não discutimos nomes porque não tivemos sinalização efetiva da presidente. Disseram que eu estava me cacifando para ser líder porque queria ir para o Ministério. Quero dizer que não sou candidato a ministro e vou exercer a liderança que recebi com a confiança da maioria dos companheiros”, afirmou. (Informações da Agência Câmara)

Imprimir