Atenção: alerta sobre novo golpe contra servidores públicos

Atenção: alerta sobre novo golpe contra servidores públicos

Um Analista-Tributário de Guarulhos/SP, filiado ao Sindireceita, enviou um ofício à DEN (Diretoria Executiva Nacional) que recebeu em sua residência pelos Correios recentemente. O ofício foi endereçado em seu nome, apesar do conteúdo não mencioná-lo explicitamente, e foi postado da Agência Guaicurus, em São Paulo/SP, em 16/10/2012. Trata-se de um novo golpe contra servidores públicos e não é a primeira vez que este caso chega ao conhecimento da DEN.


O ofício, em nome da “Confederação Nacional dos Servidores Públicos – Entidade Fechada de Previdência complementar e Fundos de Pensão”, afirma que é a “última chamada para resgate” de certa quantia em decorrência de um falso processo, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo.


Além da Confederação Nacional dos Servidores Público, os golpistas também utilizam os nomes de instituições de previdência privada, como Federação Nacional de Previdência Privada de São Paulo, Capemi - Caixa de Pecúlios, Gboex, Montepio Mongeral. Eles fornecem números de telefones que são atendidos por um golpista. A notificação também é assinada por um falso funcionário da Justiça ou da instituição previdenciária, que não existe.


Em maio deste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) divulgou um alerta à população de São Paulo e de outros estados sobre golpistas que estão usando indevidamente o nome de servidores públicos e trata-se do mesmo ofício que o Analista-Tributário de Guarulhos recebeu. Além do estado de São Paulo, a tentativa de golpe já se estendeu a outras localidades, como Vitória (ES) e Manaus (AM).


O TJSP esclarece que não expede ofícios solicitando contato telefônico referente a qualquer depósito de resgate de valores. Além disso, antes de ligar para o número informado na falsa mensagem, o Tribunal de Justiça solicita que os servidores públicos consultem as unidades judiciárias (cartórios/varas) disponíveis no site: www.tjsp.jus.br, no link “endereços e telefones”. O Tribunal de Justiça recomenda ainda que a população fique atenta a contatos dessa natureza e comunique imediatamente o fato à polícia.


O Sindireceita também alerta aos filiados que esses golpistas são preparados, com conhecimento dos trâmites processuais e linguagem própria, de forma que, antes de tomar qualquer medida, entre em contato imediatamente com o Sindicato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Imprimir