Analistas-Tributários discutem melhorias para o atendimento da Receita Federal ao cidadão

 Analistas-Tributários discutem melhorias para o atendimento da Receita Federal ao cidadão

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil debateram, entre os dias 25 e 27 de janeiro, em Brasília/DF, os caminhos do atendimento ao contribuinte brasileiro. Durante a plenária de três dias, realizada pelo Sindireceita, foram discutidos os principais problemas que afetam atualmente os mais de 500 Centros de Atendimento ao Contribuinte e Agências da Receita Federal em todo o país.


De acordo com a Receita, o atendimento presencial ao contribuinte somou mais de 20 milhões de serviços em 2012, para uma média de 2 mil e seiscentos atendentes. O portal e-CAC, Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, recebeu mais de 66 milhões de acessos e o Receita Fone, 146, recebeu 2 milhões e trezentas mil ligações no ano passado.


O diretor de Defesa Profissional do Sindireceita, Odair Ambrósio, destacou que alguns problemas ainda impedem que o atendimento ao contribuinte seja de qualidade.


“Escassez de servidores em muitas unidades, sistemas ruins, que não permitem que se atenda o contribuinte num tempo satisfatório, causam lentidão no atendimento, conflito com o contribuinte, e um grande problema contumaz dentro da Receita Federal, que é a falta de definições legais das atribuições dos Analistas”.


O chefe da Divisão de Atendimento Presencial da Receita, André Menke, falou da importância de escutar as necessidades dos servidores que vivenciam o atendimento no dia a dia.


“Essas são as situações em que a administração respeita porque sabe que há o profissional por trás que está falando. É o momento da administração abrir as suas portas, os seus ouvidos, principalmente, para escutar quem realmente está executando o trabalho na ponta. Se a gente está discutindo como prestar um bom atendimento, como dar a estrutura, as condições para se prestar um bom atendimento, isso reflete diretamente no cidadão brasileiro”.


O resultado da plenária, com as propostas de melhorias ao atendimento ao contribuinte, será entregue à administração da Receita Federal.


De Brasília, Letícia Figueiredo.


Ouça aqui a matéria. 

Imprimir