Analista-Tributário é destaque no Correio Braziliense

Analista-Tributário é destaque no Correio Braziliense

O Diretor de Tecnologia da Informação do Sindireceita, Pericles Gomez Luz, recebeu destaque, no dia 21 de janeiro, em reportagem no caderno de Saúde, do jornal impresso Correio Braziliense. O tema pautado retrata o exemplo de vida, pessoal e profissional, do Analista-Tributário, que superou os desafios da sociedade, após sofrer um acidente que o deixou tetraplégico.


 


Confira abaixo a matéria na íntegra:


 


Em vez de reclamar, eles dão o exemplo


 


Eles são mais do que números de matrícula da administração pública. Não raramente alvo de críticas por parte da sociedade, os servidores federais por trás de um balcão ou mesmo do outro lado da linha podem esconder história de vida surpreendentes e, muitas vezes, inspiradoras. Mineiro de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, o analista-tributário Péricles Gomes Luz, 37 anos, é um desses exemplos.


 


Aos 16 anos, Péricles sofreu um acidente ao mergulhar em um rio e ficou tetraplégico. A sua condição, no entanto, nunca foi motivo para que ele desistisse dos sonhos. Ele estudou e ingressou no curso de matemática computacional na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Antes mesmo de se formar, passou no concurso para o antigo cargo de técnico do Tesouro Nacional (hoje, analista-tributário).


 


"A entrada no serviço público foi por acaso", conta, ao lembrar que uma amiga o avisou das inscrições abertas. Em 1998, aos 22 anos, ele entrou para a Receita Federal. À época, foi trabalhar na seção especializada em tecnologia da informação (TI) do Fisco em Belo Horizonte e depois foi transferido à cidade de Sete Lagoas, onde está até hoje. Em 2007, Péricles se casou com a chef de cozinha Christiane, 31, com quem teve os gêmeos Lucas e Matheus, 2 anos e meio.


 


Com seriedade, competência e dedicação, o mineiro enfrentou, em 2010, um dos maiores desafios da carreira. Teve de convencer o comitê gestor de TI de que o acesso de profissionais do Fisco a notebooks fora das superintendências não era seguro. "Caiu no meu colo a incumbência de normatizar a rede wi-fi na Receita. Um dos subsecretários insistia muito em favor do desbloqueio. Para provar como seria fácil uma invasão maliciosa de hackers, praticamente entrei no tablet dele e expus as falhas na segurança", narra.


 


Sem movimento nos dedos, Péricles digita com o lado oposto da mão. "São 80 toques por minuto. Minha mulher diz que está nascendo dedo do meu pulso", ironiza. O senso de humor o inspirou a criar um canal virtual para narrar fatos pitorescos, além de dar cursos e palestras sobre segurança da informação.


 


Fez história
A atuação de José Ricardo da Costa e Silva, 49, como economista do Banco Central há mais de 20 anos também marcou história. Ele é um dos responsáveis pela introdução do sistema de metas de inflação no Brasil. O pernambucano de Recife fez mestrado na Columbia University, nos Estados Unidos, onde foi aluno de Armínio Fraga --, que, em 1999, se tornou presidente do BC -- e o convidou a ajudar na tarefa de domar a escalada inflacionária no país.


 


José saiu da cidade natal aos 17 anos na companhia do tio Egídio Ferreira Lima, político cassado em 1969 pelo regime militar. Na capítal federal se tornou, além de servidor, sindicalista. "Fiquei 27 anos sem gostar de Brasília, querendo voltar para Recife, com saudade do cheiro do mar. Mas, em 2004, desempulerei. Tenho jardim, cachorro e amigos", conta o sisudo executivo, um dos muitos servidores que fazem a diferença. (VB)

Imprimir