Delegados Sindicais participam de Curso de Formação promovido pela Diretoria do Sindireceita

Delegados Sindicais participam de Curso de Formação promovido pela Diretoria do Sindireceita

Delegados Sindicais do Sindireceita participaram ontem à tarde, dia 6, do curso de Formação Sindical promovido pela Diretoria Executiva Nacional (DEN). O curso teve por objetivo prestar esclarecimentos aos delegados e representantes sindicais sobre os métodos de gestão administrativa e financeira, entre outros. Os Delegados Sindicais estão em Brasília/DF para participar da LX Reunião Ordinária do Conselho, que acontece nos dias 6 a 9 de maio. A abertura do Curso de Formação Sindical contou com a presença da presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar. Também participaram do curso o vice-presidente do Sindicato, Geraldo Seixas e o diretor de Comunicação, Breno Rocha, entre outros.


fotocursosergio
Sérgio de Castro fez a apresentação do Trabalho Parlamentar realizado pela DEN


A primeira parte do curso de Formação Sindical foi destinada a apresentação do Trabalho Parlamentar realizado pela Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A apresentação foi realizada pelo diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sérgio de Castro, que, inicialmente, fez um resgate histórico da atuação do Sindicato no Congresso Nacional. O diretor destacou as dificuldades que os representantes do Sindicato enfrentaram no passado e ressaltou que graças ao trabalho diário realizado na Câmara e no Senado, o Sindireceita conquistou, ao longo dos últimos anos, um enorme prestígio que tem se revertido em vitórias para a categoria. Ele também aproveitou a oportunidade para conclamar os delegados sindicais a participar do trabalho parlamentar. “É muito importante que cada delegado sindical se aproxime das lideranças políticas em sua cidade. O vereador de hoje pode ser um deputado federal amanhã que votará um projeto do nosso interesse. Os vereadores e os deputados estaduais também podem colaborar intermediando o contato com deputados federais e senadores. Precisamos, cada vez mais, construir uma rede sólida de apoio político e o mais importante para isso nós temos; nossa causa é justa e nossas bandeiras históricas de luta não se resumem a meros interesses corporativos. Portanto, temos que dialogar com a sociedade e com as lideranças políticas e cada delegado sindical pode e deve contribuir com este trabalho”, disse. 


Odair apresentou um histórico detalhado do funcionamento dos órgãos deliberativos
Odair apresentou um histórico detalhado do funcionamento dos órgãos deliberativos


Na sequência do diretor de Formação Sindical e Relações InterSindicais, Odair Ambrosio, falou sobre a estrutura do Sindireceita e apresentou um histórico detalhado do funcionamento dos órgãos deliberativos do Sindicato que são a AGNU, a AGN e o CNRE. Em sua apresentação o diretor também detalhou o funcionamento das demais estruturas do Sindicato, como diretorias e falou sobre as formas de comunicação em assembleias. Durante a apresentação o diretor também esclareceu dúvidas dos delegados sindicais quanto a forma de participação da categoria nos fóruns deliberativos do Sindicato.


Por fim, os diretores Ana Cristina Cavalcanti Castelo Branco Soares e Ronaldo de Souza Godinho, da pasta de Finanças e Administração, abordaram o tema Prestação de Contas, além de detalhar pontos como informações legais sobre recolhimento de tributos e novidades da legislação. Os diretores também destacaram as mudanças provocadas na estrutura administrativa com a entrada em vigor do E-social, projeto do governo federal que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

Imprimir