Sindireceita reúne-se com Funpresp

O vice-presidente do Sindireceita, Marcelo Arruda, o diretor de Assuntos Jurídicos, Thales Freitas, e o membro do Grupo Técnico de Trabalho (GTT), André Fernandes, participaram de reunião com o diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), Ricardo Pena, nesta quarta-feira, 23, para buscar esclarecimentos acerca de notícia veiculada na imprensa e estabelecer uma relação institucional. A reunião também contou com a presença do gerente de Planejamento e Riscos da Funpresp, João de Medeiros.

 

André Fernandes relatou ao diretor da Funpresp que os servidores que migraram do Regime Próprio (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC), gerido pela Funpresp, estão apreensivos após veiculações na mídia sobre o processo licitatório que contratou uma prestadora de serviços de tecnologia da informação em janeiro de 2018 para preparação da Sala de Governança da Funpresp.

 

O diretor-presidente da Funpresp, Ricardo Pena, afirmou que os servidores que confiaram suas aposentadorias à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal e os que ainda pretendem fazê-lo, podem tranquilizar-se, pois a instituição preza pela ética e transparência nos seus contratos. “A Funpresp, pela sua natureza jurídica de ordem pública, é obrigada a realizar licitações para todas as contratações, conforme Lei 8.666/93. Após o processo licitatório, a instituição contrata a empresa vencedora, como definido em legislação. Portanto, se a empresa venceu a licitação, inclusive sem oposição das demais que também concorreram, acreditamos que ela estava apta a fazer o trabalho,” explicou o presidente da Funpresp.

 

Ricardo Pena reafirmou que sendo o resultado impositivo não podem deixar de cumprir o resultado da licitação. Atualmente, a Fundação gere 85 contratos. O diretor da Funpresp destacou ainda que a empresa foi contratada em janeiro de 2018, após vencer o processo de licitação, para cumprir um serviço num prazo de 12 meses, e que entregou o serviço para a qual foi contratada. “Portanto, o contrato foi finalizado, sem renovação, em 19 de março de 2019, ou seja, a Funpresp não tem atualmente nenhum contrato com a referida empresa,” assegurou o presidente da instituição. (Veja aqui o processo licitatório).

 

Pena ressaltou que a Fundação passou em 2018 por auditoria da CGU e foi certificada conforme artigo 10 da IN/TCU 63/2010 e que essa certificação consta no site da entidade.

 

O gerente de Planejamento e Riscos da Funpresp, João de Medeiros, apresentou no site da Fundação os processos de transparência que são disponibilizados para todos os cidadãos que quiserem acessá-los. Asseverou, ainda, que a Funpresp é o único fundo de pensão que possui informação dos demonstrativos de investimento disponibilizados para consultas dos seus beneficiários.

 

Selecionada 2 3



Reforma da Previdência

 

Também foi tratado sobre a reabertura do prazo para migração, cálculo do benefício especial, empréstimo consignado, PEC 06/2019 que trata da reforma da Previdência, e que, inclusive, muda a natureza jurídica do Fundo de pública para privada. O que, na visão dos presentes, é de suma importância a participação e acompanhamento permanente dos servidores e suas entidades sindicais do futuro desse fundo, que é seu patrimônio, contra ataques e ingerências que possam pôr em risco a sua manutenção.

 

Para esclarecer todas essas dúvidas, o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindireceita, Thales Freitas, convidou o diretor do Funpresp para fazer uma apresentação do Fundo durante um encontro de maior envergadura, que poderia ser durante a próxima reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), mas que dependeria de consultar o presidente do CNRE, Gerônimo Sartori, acerca da viabilidade de encaixar essa apresentação na LXXV Reunião Ordinária, convocada para os dias 06 a 10 de dezembro deste ano.

 

“Caso não seja possível para essa oportunidade, vamos discutir uma outra subsequente”, ponderou Freitas. Além desses esclarecimentos, poderia debater com os conselheiros outras dúvidas relativas ao Funpresp.

Imprimir