Analistas-Tributários recebem Prêmio Relevância por destaque na Receita Federal

No Dia do Servidor Público é importante destacar seu papel como agentes na construção de um país melhor. Foi com esse objetivo que a Agência Servidores e Diversas Carreiras Públicas realizaram na noite desta quarta-feira (28) uma cerimônia virtual de entrega do Prêmio Relevância à servidores que fazem a diferença no serviço público. Dois Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil foram homenageados, Valdiléia dos Reis Castro da Cunha, lotada no Aeroporto de Guarulhos/SP, e Rafael Cheib Soares, coordenador Nacional do Projeto Farol da Receita Federal.

 

As entidades sindicais foram unânimes na reflexão de que, além da homenagem aos profissionais que atuam em diferentes áreas do serviço público no país, a data também deve simbolizar a resistência contra a reforma administrativa, a extinção de cargos públicos importantes à sociedade, o desmonte do Estado, o sucateamento dos serviços públicos e a constante perseguição aos servidores púbicos que vem crescendo constantemente. Assista abaixo a transmissão do avento.

 

 

O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, participou do evento e destacou que os servidores precisam se unir no enfrentamento à reforma administrativa. Ele observou que a pandemia de coronavírus alertou sobre o quanto os servidores são imprescindíveis para dar suporte ao país, sobretudo em situações de crise. “Em pleno emprego, o liberalismo funciona muito bem, mas em momentos de crise, quem socorre é o Estado, com seus servidores públicos que não medem esforços para levar atendimento à população,” afirmou. Geraldo Seixas também parabenizou os servidores públicos e colegas Analistas- Tributários, em especial os homenageados, indicados pelos Sindireceita pelas suas competências e representatividade de uma carreira que trabalha de forma única pelos serviços públicos do país, cujos exemplos contribuem para mudar a visão que a sociedade tem dos servidores públicos.


 

Analistas- Tributários homenageados

 

A Analista- Tributária Valdiléia dos Reis Castro da Cunha trabalha desde 2006 na fiscalização de bagagens de voos internacionais na Aduana do Aeroporto de Guarulhos, já recebeu outros prêmios e é considerada referência na sua área de atuação.  De acordo com o Superintende da 8ª Região Fiscal da Receita Federal, José Roberto Mazarin, os chefes imediatos da Analista – Tributaria afirmaram que a Val, como é conhecida, se destaca pelo  dinamismo e comprometimento com o trabalho, "o apurado senso de percepção para a fiscalização, que é imprescindível nessa área, é mestre na seleção de passageiros pela  sensibilidade inapta, educada no trato e na condução das abordagens, está sempre disposta a ensinar os colegas e é muito elogiada por todos onde trabalhou. Enfim, a Val é uma peça chave em qualquer equipe aduaneira,” afirmaram.


 

Valdiléia da Cunha agradeceu ao Superintende José Roberto Mazarin, cumprimentou todos os colegas da RF, servidores públicos e homenageados. “É com muito respeito à Aduana do Brasil, e na expectativa de poder representar da melhor forma possível o trabalho dos aduaneiros que recebo este reconhecimento. O Analista-Tributário é o servidor que está no front e que lida com a entrada e saída de diversos ilícitos no país. As mulheres também são aduaneiras e, embora poucas, colaboramos na área de segurança. Além disso, não fazemos nada sozinhos, é um trabalho em equipe, com inteligência tática e estratégica e uso de tecnologia, por isso, quero agradecer e parabenizar também meus colegas que contribuem para melhorar a segurança do país. Não há como falar em fronteira forte e segura sem o trabalho da Receita Federal, fronteira forte, sociedade segura," concluiu a  ATRFB Valdiléia. 


 

O Analista – Tributário Rafael Cheib Soares foi homenageado pela iniciativa do Projeto Farol, que surgiu em um contexto de diminuição do quadro de servidores da Receita Federal combinado com aumento das demandas. Assim, por meio de soluções tecnológicas, o projeto aumentou a eficiência na utilização dos recursos tecnológicos para diminuir o tempo de espera no atendimento, aumentando o fluxo de processos, a arrecadação, e assim, valorizou o trabalho intelectual dos servidores.

 

O Superintende da 7ª Região Fiscal da Receita Federal, Mario Santiago, elogiou Rafael Cheib – que considera genial e transformador - por ter implementado centenas de processos de trabalho na RFB. “Sua atuação foi transformadora na rotina de trabalho dos seus colegas, e também da população que hoje tem seus pleitos analisados com mais eficiência, rapidez e qualidade,” afirmou Santiago. O Superintende também elogiou o Sindireceita por ser um “Sindicato de vanguarda e transformador, pois além de defender os direitos da categoria, investe na capacitação e formação de qualidade dos Analistas – Tributários, como exemplo, o Rafael Cheib que cursa uma pós-graduação disponibilizada pelo Sindireceita, e que com certeza contribuirá para melhorar ainda mais sua capacidade e dos demais Analistas- Tributários, muito obrigada ao Sindireceira, e ao Rafael Cheib por seu belo exemplo de trabalho,” destacou o Superintende.


 

Rafael Cheib agradeceu à indicação, ao Superintende Mário Santiago, ao Geraldo Seixas, e cumprimentou os demais servidores e homenageados. "Nosso propósito é sempre servir ao cidadão. Ressalto que o projeto só foi possível porque temos uma equipe sensacional, a qual tenho a honra de coordenar, agradeço e presto minhas homenagens à toda equipe. Nós vamos continuar desenvolvendo nosso trabalho de relevância para a sociedade, e buscandos aprimorá-lo sempre mais,” finalizou o Analista - Tributário Rafael Cheib. (Conheça mais aqui sobre o Projeto Farol).


 

Participantes: ⠀⠀⠀

⠀⠀⠀

Fenafim, Sindct, Fenafisco, Sindicamara Campinas, Unareg, Alesfe, Sinfazfisco, Sindireceita, Asfoc, Sindalepa, Assetj, SindCt, Sindproifes, Sindilegis, Sindafa/MG, Sindproifes, Alesfe, Sindjus-DF, Sindct, Asfoc-SN, Sinfazfisco/MG.


 

Imprimir