Diretores, delegados sindicais e lideranças do Sindireceita discutem ações para ampliar a luta contra a PEC 32 e em defesa do serviço público

Diretores, delegados sindicais e lideranças do Sindireceita discutem ações para ampliar a luta contra a PEC 32 e em defesa do serviço público

Ampliar a mobilização nacional e derrotar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32, encaminhada pelo governo e que trata da reforma administrativa, foi o tema da reunião virtual realizada ontem, dia 19, pela Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita com delegados sindicais e lideranças do Sindicato de todo o país.

Por mais de duas horas, os representantes do Sindireceita discutiram a ampliação das mobilizações contra a PEC 32, a necessidade de participação e engajamento de todos os Analistas-Tributários nas ações de mídia e redes sociais e também nos movimentos e atos presenciais nos estados. Também foram apresentadas e discutidas propostas para criação de agendas e atos políticos integrados com outras entidades nos estados e avaliadas novas formas de realização do trabalho parlamentar diante das restrições impostas pela pandemia do coronavírus que limita, inclusive, a participação presencial da sociedade nos debates, audiências e comissões no Congresso Nacional e em eventos por todo o país.

Ao abrir a reunião, o presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas destacou que o principal objetivo é derrotar a PEC 32 e que para isso será necessário um grande esforço do conjunto dos servidores públicos que precisam convencer a sociedade que está é uma luta em favor do serviço público. Geraldo Seixas enumerou as ações que a Diretoria tomou até agora com o objeto de fortalecer a atuação do Sindicato nas mobilizações contra a PEC 32. Seixas ressaltou que, desde o início desse processo, o Sindicato tem participado ativamente das discussões e das mobilizações convocadas pela Frente Mista em Defesa do Serviço Público, pela Frente Servir, pelo Pacto de Brasília, que reúne todas as entidades que representam os servidores dos fiscos federal, estadual e municipal, e pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). “A tramitação da PEC está avançando e também por isso precisamos acelerar nossa mobilização. A PEC deve ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e, na sequência, teremos um prazo de 40 sessão da Comissão Especial para atuar fortemente. É preciso compreender que esse é um processo dinâmico e que pode ser acelerado. Temos que compreender que há uma disputa pelo controle da agenda política do país e as variáveis são muitas e é nesse cenário que estamos lutando contra a PEC 32”, reforçou.

Plano de ação 

Tela VC 2 1024x576 FOTO 1

O diretor de Comunicação do Sindicato, Odair Ambrosio apresentou aos delegados sindicais e as lideranças um plano de ações e metas visando ampliar a presença e atuação do Sindicato na mídia e nas redes sociais. Odair Ambrosio ressaltou que nesse processo é fundamental que cada DS, CEDS e, todo Analista-Tributário, participe compartilhando os conteúdos produzidos e distribuídos pelas Sindicato por meio de suas redes sociais. Esse compartilhamento é fundamental para reforçar o processo de convencimento da sociedade e do meio político dos riscos e prejuízos que a PEC 32 gera para toda a sociedade.

Odair Ambrosio também apresentou uma série de ações que estão sendo planejadas para serem executadas nas próximas semanas e reforçou a importância da participação de cada Analista-Tributários nesses atos e mobilizações virtuais. “Precisamos evoluir e temos que usar outras táticas para acessar os parlamentares. As redes sociais nos oferecem essa oportunidade de interagir e permitem que toda a categoria possa participar dessas ações. De imediato, é fundamental que todos passem a compartilhar os conteúdos que são distribuídos pelas redes sociais do Sindicato. Temos que ampliar ainda mais a visibilidade dos nossos argumentos e temos que envolver todos nesse processo de convencimento da sociedade”, reforçou.

O vice-presidente do Sindireceita, Ronaldo Godinho reforçou a necessidade de estruturação das ações do Sindicato e citou o exemplo do trabalho que está sendo realizado pelo Conselho Estadual de Delegacias Sindicais de Santa Catarina (CEDS/SC). No estado, as DS e o CEDS estão engajados na mobilização com outros sindicatos e tem promovido diversas ações de mídia, de redes sociais, atos a agendas coletivas visando esclarecer a sociedade que a luta contra a PEC 32 tem por objetivo principal preservar o bem da sociedade. “Precisamos conversar com todas as lideranças e filiados e, principalmente influenciar a sociedade. A participação de cada liderança, de cada Analista-Tributário, é extremamente importante. Precisamos convencer a sociedade dos riscos dessa reforma e para isso é fundamental unir esforços e em cada município”, ressaltou.

Tela VC 1 1024x576 FOTO 2

Ao participar dos debates o diretor de Assuntos Parlamentares, Sérgio de Castro falou sobre as mudanças na forma de atuação no Congresso Nacional, impostas pela pandemia, e também destacou que há uma percepção em parte dos parlamentares que consideram inapropriado o debate da PEC 32, justamente no momento em que o serviço público forma a linha de frente no combate aos efeitos da pandemia. Segundo ele, é importante explorar esse aspecto junto à sociedade é promover um intenso trabalho de convencimento visando mostrar aos parlamentares que sem o serviço público o Brasil terá ainda menos condições de superar o quadro de crise atual.

A atuação do Sindicato nos diversos fóruns e frentes foi destacada pelo diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Geraldo Paes Pessoa. Segundo ele, é fundamental que as lideranças do Sindicato atuem sobre o conjunto de parlamentares que se mostram indecisos sobre os efeitos da PEC e reforce os efeitos negativos que essa proposta trará para prestação de serviços essenciais como saúde, educação. “Precisamos buscar o consenso, nos integrar as mobilizações com outros sindicatos, principalmente nos municípios. Temos recursos para isso e precisamos assumir esse protagonismo”, conclamou.

 

Imprimir