CNRE aprova proposta orçamentária para 2021

CNRE aprova proposta orçamentária para 2021

Os trabalhos na LXXVI Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita prosseguiram na tarde desse domingo (22). Durante a reunião, os conselheiros e participantes continuaram debatendo os temas da pauta financeira e orçamentária.

O diretor de Finanças e Administração do Sindireceita, Jaildson Bomfim Gonçalves fez a apresentação de um relatório circunstanciado do saldo e uso do Fundo de Reserva, dos anos 2017 a 2019. Após a apresentação foram esclarecidas diversas dúvidas apresentadas pelos conselheiros que debateram intensamente o relatório apresentado. Após o debate, o relatório foi colocado em votação e aprovado pelos conselheiros participantes do CNRE. Em sequida, foi apresentado o relatório de utilização do Fundo de Defesa nos exercícios 2017, 2018 e 2019. O diretor Jaildson Gonçalves entende que a apresentação de relatório circunstanciado do saldo e uso do Fundo de Defesa deve ser procedimento regular dos seus gestores. Desta forma, ainda que não exista regra clara nesse sentido, a Diretoria Executiva Nacional entende que o máximo de transparência nas ações que impliquem uso dos recursos do fundo de reserva é salutar. Após a apresentação o relatório foi colocado em votação, e aprovado pelo CNRE.

Propostas orçamentárias

O diretor de finanças e administração apresentou e defendeu ainda a proposta de orçamento da Diretoria Executiva Nacional, do Fundo de Defesa, do Fundo de Reserva e do CNRE 2021, defendendo a aprovação da segregação dos orçamentos por Centros de Resultados (Den, Fundo de Reserva, Fundo de Defesa e Despesas previstas no Ar.t 132).

De acordo  com Jaildson Gonçalves “Orçar é um ato utilizado para prever o que pode impactar o fluxo de caixa de uma organização. Se levado a sério, pode ser um excelente meio de planejamento, da mesma forma que pode ser uma boa obra de ficção, se desdenhado. A elaboração do orçamento deve considerar os cenários interno e externo, e em alguns desses cenários, não se tem a capacidade de interferir.”

A proposta orçamentária foi amplamente discutida e aprovada pelos conselheiros participantes da reunião. O presidente do CNRE, Gerônimo Sartori aproveitou a discussão sobre o orçamento para explicar que a funcionária Sra. Maria Lindalva Braga, que antes estava subordinada à DEN, passou a se reportar à mesa do CNRE e estará à disposição para ajudar CEDS e DS com questões burocráticas e na regularização de documentos de constituição desses órgãos sindicais.

Imprimir