Analista-Tributário aposentado, Francisco Pinto, esclarece regras do DIRPF 2022) em entrevista à afiliada da Rede Globo em Porto Velho/RO

Analista-Tributário aposentado, Francisco Pinto, esclarece regras do DIRPF 2022) em entrevista à afiliada da Rede Globo em Porto Velho/RO

O Analista-Tributário aposentado e Secretário de Finanças da Delegacia Sindical Porto Velho, Francisco Pinto concedeu mais uma entrevista para falar sobre regras e prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2022 (DIRPF2022). Dessa vez a entrevista foi para o Programa Jornal de Rondônia, 1ª edição, emissora afiliada da Rede Globo em Porto Velho/RO.

O entrevistado esclareceu diversas dúvidas ao vivo de telespectadores, como valores de restituição, declaração de despesas médicas, de auxílio emergencial, sobre a declaração para pessoas em situação informal, entre outras dúvidas. Francisco Pinto explicou que estão isentos do Imposto de Renda os rendimentos de cadernetas de poupança, FGTS e doações, dentre outros. “Além disso, podem ser deduzidos do Imposto de Renda os valores pagos com testes de COVID19, desde que feitos em laboratórios. Os testes feitos em farmácias não podem de deduzidos por falta de amparo em lei”, destacou.

 (Assista aqui a entrevista concedida à tv local da Rede Globo).

O Analista-Tributário falou também sobre as situações que obrigação o contribuinte a entregar a declaração deste ano, considerando que deve-se levar em conta a soma dos rendimentos, inclusive o Auxílio Emergencial, e que mesmo rendimentos advindos da informalidade, devem ser declarados. “A Receita Federal tem como acessar via extrato bancário e através da variação patrimonial a receita de informais, portanto, podem cair na malha fina da Receita”, informou Francisco Pinto.

 Francisco 2

 

Imprimir