1º Encontro Presencial de Coordenadores do FNDB é realizado em Brasília/DF

Os coordenadores do Fórum Nacional de Debate de Base (FNDB) do Sindireceita estiveram reunidos entre os dias 31 de maio a 4 de junho, na sede da Diretoria Executiva Nacional (DEN), em Brasília/DF. De 31 de maio a 2 de junho, os integrantes do colegiado desenvolveram o planejamento dos trabalhos que serão realizados no Terceiro Ciclo do FNDB (2022-2024). Posteriormente, nos dias 3 e 4 de junho, os coordenadores participaram de Curso de Comunicação Persuasiva e Oratória.

O encontro do FNDB ocorrido na capital federal contou com a presença de coordenadores de nove Regiões Fiscais (RF), indicados por Analistas-Tributários de suas respectivas bases, e dos diretores Odair Ambrósio (Comunicação) e Alexandre Magno (Defesa Profissional) representando a Diretoria Executiva Nacional (DEN) para repassar informações e atender demandas dos membros do Fórum. Participaram do encontro os coordenadores Daniel da Motta Fernandes e Fabiano Gonçalves Rabelo (1ª RF); Maria do Carmo Carvalho Couceiro (2ª RF); Moacir de Sousa Vieira Júnior (3ª RF); Tânia Maria Fonseca da Silva e Aron Ruales Bandeira Raulino (4ª RF); Arthur Henrique de Azevedo Santana e Fernando Antônio Dantas Júnior (5ªRF); Márcia Oliveira Rodrigues Coelho Almeida (6ª RF); Karla Costa Fantacini (8ª RF); Maria Sueli de Oliveira (9ª RF) e Newton Machado de Almeida (10ª RF).

De 31 de maio a 2 de junho, sob o comando do coordenador geral nacional do FNDB, Arthur Henrique de Azevedo Santana, os participantes realizaram retrospectiva sobre estudos técnicos efetuados pelo Sindireceita no período de 1997 a 2010; nivelamento de percepções sobre os ciclos anteriores do FNDB; e formatação das oficinas e demais trabalhos do Terceiro Ciclo do fórum.

O nivelamento dos coordenadores foi conduzido com apoio do professor e consultor em Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas, Angelino Rabelo dos Santos e contou com apresentação de retrospectiva da história de lutas e vitórias dos Analistas-Tributários.

Também foram discutidos os fundamentos técnicos preconizados pela Academia sobre Eixos Temáticos a serem vivenciados no encontro e testada a metodologia de “Brainwriting” pelos coordenadores. A metodologia poderá ser aplicada em reuniões locais, sempre buscando agilidade nos encontros de base para a construção de propostas consistentes e executáveis.

Ainda durante a reunião foram definidos 15 Eixos Temáticos e estratégias de comunicação para alavancar a participação de todos Analistas-Tributários, filiados ou não filiados. Em breve serão divulgadas as diversas formas de informação e participação da base, que estão em fase de elaboração.

Nos dias 3 e 4 de junho, os coordenadores participaram de Curso de Comunicação Persuasiva e Oratória, ministrado pelo professor e diretor da empresa Altiva Brasil – Soluções em Treinamentos, Antônio Carlos Cardoso. Entre os conteúdos abordados na formação encontram-se: técnicas para aumentar a autoconfiança para falar em público; postura adequada; formas de preparar uma apresentação, incluindo seu planejamento e etapas; técnicas para falar de improviso, entre outros temas.

Cabe lembrar que o Fórum Nacional de Debate de Base é um espaço de debate, construção e formulação de estratégias para o futuro da categoria, onde todos Analistas-Tributários, ativos e aposentados, filiados ou não, têm voz e vez para manifestar livremente seus anseios e desejos, é um instrumento de construção coletiva, aproveite esta oportunidade.

Imprimir