Nabor Bulhões e autoridades destacam a importância do processo democrático de transição da nova diretoria do Sindireceita durante a solenidade dos empossados

Nabor Bulhões e autoridades destacam a importância do processo democrático de transição da nova diretoria do Sindireceita durante a solenidade dos empossados

Nabor Bulhões, membro Honorário Vitalício do Conselho Federal da OAB (Medalha Rui Barbosa), e Bruno de Albuquerque Baptista, Conselheiro Federal da OAB, destacaram a importância do processo eleitoral democrático que elegeu uma nova diretoria para representar o Sindireceita em seus discursos durante a posse da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, na noite dessa sexta-feira (02), eleita para o triênio 2023 a 2025. Eles também destacaram a importância da transição de diretorias e da continuidade do trabalho do Sindireceita, entidade que representa mais de 10 mil Analistas-Tributários (as) filiados, que figuram entre carreiras típicas de estado, imprescindíveis para o desenvolvimento do país.

Nabor Bulhões parabenizou a nova diretoria e o presidente eleito, Thales Freitas, saudou os Analistas-Tributários e as Analistas-Tributárias, e todos os integrantes do Sindireceita, os representantes da Receita Federal, e destacou o trabalho do ex-presidente da DEN, Geraldo Seixas e de todos os membros da diretoria que está encerrando seu mandato, pois, lembrou, “enfrentaram um dos momentos mais difíceis da humanidade - a pandemia de covid-19 - que afetou a todos nós, e hoje podemos nos considerar sobreviventes da pandemia,” lembrou Nabor Bulhões.  

DSC 2771

Nabor Bulhões afirmou que é uma honra participar do evento de posse da nova diretoria do Sindireceita, pois, destacou, “não se trata apenas de uma solenidade para celebrar, institucionalmente,  a posse dos vencedores de um processo político bastante disputado, mas sim, o ato da posse representa, simbolicamente, a essência da democracia, pois a transição é o momento da continuidade orgânica de um processo eleitoral, e isso nos leva a perceber que quando essa continuidade se dá de forma absolutamente harmônica, todos os integrantes desse sistema só tem a ganhar nesse processo,” observou.

O advogado também falou sobre a importância do papel do Sindireceita frente à sociedade, considerando a dimensão expressiva associativa do Sindicato, que é um dos maiores do país. O artigo 8º da Constituição Federal de 1988 estabeleceu o princípio da liberdade de associação, garantindo, deste então, que o poder público não interfira na livre organização de funcionamento da organização sindical, princípio democrático muito bem traduzido na Carta Magna, e que concedeu às entidades associativas e entidades sindicais uma dimensão extraordinária e autônoma, cuja dimensão livre é expressa nesse momento de passagem de uma diretoria para outra, de continuidade orgânica.

Por fim, Nabor Bulhões elogiou as ações do Sindireceita, cujo trabalho conhece muito bem. “Participei de muitos processos que decorrem da iniciativa da DEN desse sindicato, e sei da sua lisura e responsabilidade. Desejo um bom trabalho à essa nova diretoria, que representa os interesses coletivos de toda uma categoria, e ao presidente eleito, Thales Freitas, muita felicidade no desempenho de suas tarefa,” finalizou Nabor Bulhões.

Bruno de Albuquerque Baptista, Conselheiro Federal da OAB, representando o presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, e o presidente da OAB Seccional de Pernambuco destaco três grandes razões que evidenciam sua honra em participar da solenidade: “primeiro, minha admiração e profundo respeito a essa carreira tão importante, que é essencial para o desenvolvimento do país; em segundo lugar, é fundamental estreitar os laços entre os advogados do Brasil, uma das maiores associações organizacionais do país com esse importante sindicato, que possui mais de 10 mil filiados; e, por fim, o terceiro motivo é pessoal - conheço a trajetória do presidente eleito, Thales Freitas há pelo menos uma década e, além, de suas qualidades pessoais, conheço sua dedicação à causa, e acredito que ele foi talhado para essa tarefa, então tenho absoluta certeza que o Sindireceita estará em excelentes mãos pelos próximos 4 anos,” afirmou  Bruno de Albuquerque Baptista.

DSC 2571

Por fim, destacou o apoio incondicional da advocacia e da OAB para a categoria, considerando a importância do trabalho dos Analistas-Tributários para o desenvolvimento do país, e que somente com a valorização do serviço público e das carreiras típicas de estado teremos efetivamente chances de diminuir a desigualdade social - chaga que assola nosso país. “Portanto, presidente Thales, conte com o apoio da advocacia e da OAB para dar continuidade a esse importante trabalho do Sindireceita,” esclareceu.

 Em seu discurso, o delegado sindical do Sindireceita em Brasília, Rafael Caetano Cardoso saudou todas as autoridades presentes, afirmou que é uma honra fazer parte da nova diretoria, agradeceu a todos e todas que prestigiaram o evento, e, por fim, destacou a importância da união em prol da categoria.

DSC 2555

A presidenta da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) de 2022 do Sindireceita, Edi Maria Marcon Travessini, agradeceu o trabalho de excelência desenvolvido por toda a equipe da CEN, falou do orgulho de estar à frente dessa tarefa, e apontou a importância da lisura e transparência do processe eleitoral das eleições 2022 do Sindireceita. “Assumi a presidência da Comissão Eleitoral Nacional com muito orgulho, e me coloquei a serviço do Sindireceita, buscando sempre desenvolver um trabalho de excelência,” explicou Edi Maria Marcon Travessini.

Edi

A presidenta da Comissão Eleitoral Nacional do Sindireceita observou ainda que foram meses de intenso trabalho, mas não mediram esforços para colaborar com as atividades do Sindicato. “Agradeço aos meus colegas que foram intensamente competentes e conduziram mais um processo eleitoral com ética, responsabilidade e lisura, uma atuação que fortalece nossa entidade sindical e a imagem do nosso cargo, e como parte desse processo, hoje cabe a mim empossar os novos integrantes da diretoria Executiva Nacional do Sindireceita para o triênio 2023 a 2025,” afirmou  Edi Maria Marcon Travessini.

Confira a íntegra da cerimônia de posse abaixo. 

 

 

 

Imprimir