Comissão de Mulheres do Sindireceita movimenta o 8M

Na semana de 5 a 11 de março a Comissão de Mulheres do Sindireceita realizará uma série de atividades em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Algumas iniciativas serão em conjunto com o Gabinete da Receita Federal, portanto, aproveitamos para parabenizar o empenho do senhor secretário especial, Robinson Barreirinhas e de toda sua equipe de administradores, em especial da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (COGEP).

Dia 8 de março

Por mais de um século, esse dia é identificado ao redor do mundo como uma data especial para as mulheres. Teve origem no movimento operário realizado em 8 de março de 1857, quando operárias têxteis de Nova Iorque entraram em greve, reivindicando a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas.

A proposta de internacionalizar a data 8 de março surgiu na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, em 1910. A data só foi formalizada após uma greve, em meio à guerra de 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz".

É importante registrar que a primeira greve geral no Brasil foi organizada por mulheres, operárias do Cotonifício Rodolfo Crespi, uma indústria têxtil no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, em junho de 1917.

Inicialmente apenas alguns países europeus comemoravam a data, mas o Dia Internacional das Mulheres foi oficializado em 1977, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) fez o reconhecimento da data para promover a conscientização e a ação internacional sobre as questões femininas.

Foi um longo caminho até a conquista de um dia para celebrar os avanços das mulheres em seus direitos sociais, civis e políticos. Esse caminho continua sendo trilhado, agora com novos desafios, muita luta por equidade, combate às diversas formas de assédio e o terrível índice de feminicídio, entre outras.

Rendemos nossas homenagens a todas as mulheres que ficaram no caminho, nessa história de tantas lutas e conquistas. Também homenageamos aquelas que nunca desistiram de continuar a lutar, essas são as imprescindíveis.

 

O que nos remete ao poema de Bertolt Brecht :

“Os que lutam”

“Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;

Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;

Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;

Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.”

 

Nossas convidadas

A Comissão de Mulheres convidou Luba Melo, vice - presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep/SP), secretária-geral Adjunta da Confetam CUT, e Coordenadora do comitê de Mulheres da ISP Brasil, para uma LIVE no dia 8 de março.

 

LIVE MULHERES

8 DE MARÇO – 19 H – YOUTUBE SINDIRECEITA

“Combate à violência e ao assédio no mundo do trabalho”

8M.jpeg 1

 

No dia 10 de março teremos LIVE com a professora e escritora Leila Loureiro, Mestre em Novos Direitos e Direitos Fundamentais. Criadora da “educação jurídico afetiva” que falará sobre Assédio.

 

LIVE MULHERES

10 DE MARÇO – 16 H – RECEITA FEDERAL

“Assédio Moral e Sexual”

8M 2

 

 

Contamos com a participação de todas e todos!

A Comissão de Mulheres do Sindireceita foi criada em julho de 2022 e possui grupo ATRFB Mulheres no WhatsApp. Para participar, clique aqui.

 

 

Comissão de Mulheres do Sindireceita

 

 

 

Imprimir