Analista-Tributário fala sobre o pagamento do primeiro lote do Imposto de Renda

Analista-Tributário fala sobre o pagamento do primeiro lote do Imposto de Renda
O pagamento da restituição do primeiro lote, segundo Francisco Pinto, será creditado no próximo dia 17 deste mês O pagamento da restituição do primeiro lote, segundo Francisco Pinto, será creditado no próximo dia 17 deste mês

Nesta última segunda-feira, dia 10 de junho, o Analista-Tributário Francisco Pinto concedeu entrevista à TV Rondônia, da Rede Amazônica, filiada a Rede Globo, e falou sobre a liberação da consulta ao primeiro lote do Imposto de Renda 2013 que, segundo estimativa da Receita Federal, contemplará 9 mil contribuintes no Estado de Rondônia.

Na oportunidade, o ATRFB disse que ao consultar o site da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br), na página restituição, o contribuinte poderá verificar se foi contemplado neste lote. “Serão contemplados neste primeiro lote os contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos, com deficiências físicos ou mentais e portadores de moléstias graves”, explicou o servidor da Receita Federal.

O pagamento da restituição do primeiro lote, segundo Francisco Pinto, será creditado no próximo dia 17 deste mês, às 9h, na conta bancária informada pelo contribuinte. “Quem estiver neste lote e o valor não for creditado no Banco até o dia previsto, será necessário entrar em contato pelo telefone 4004-4001 (para capitais) ou 0800 729 001 (para o interior) e providenciar o crédito da restituição para a conta bancária”, informou o Analista-Tributário.

“Esse é apenas o primeiro lote do Imposto de Renda. Ainda teremos mais seis no período de julho a dezembro. O contribuinte poderá consultar o extrato da declaração no site da RFB para verificar a data de restituição”, disse o servidor. Francisco Pinto informou ainda que para obter informações o contribuinte poderá ligar no número 146.

Aos contribuintes que ainda não estão regularizados, o ATRFB explicou que estes ainda podem elaborar e transmiti a declaração normalmente na página da RFB. “O contribuinte deverá baixar os programas geradores da declaração do Imposto de Renda e também o programa Receita Net, ambos gratuitamente no site da Receita Federal do Brasil”, destacou.

O Analista-Tributário também alertou aos contribuinte sobre notificações emitidas pela RFB. “A Receita não envia e-mails ao contribuinte cobrando impostos ou notificando sobre alguma eventual irregularidade. A nossa comunicação é sempre oficial por meio de notificação escrita ou pela caixa postal na página da RFB no portal e-cac com certificação digital. Portanto, quem tiver dúvida deve entrar em contato com a Receita”, relatou.

Veja aqui a entrevista completa.