Nº 065 de 05 de abril de 2007 : Editorial

Segundo  o publicista francês Leon Duguit, fundador da Escola de Serviço Público, ?Serviço Público é todo serviço que resulta da interdependência social, assumida, organizada e controlada pelos governantes?. Sendo assim, seu papel abrange, basicamente, as atividades de interesse público, assim consideradas dentro do contexto histórico de cada sociedade. No século XVIII, por exemplo, com o surgimento do Estado Liberal, o indivíduo era o objeto central da sua concepção. A liberdade era o princípio venerado. Nesse modelo, a sua atuação restringia-se à defesa nacional, a segurança interna, a arrecadação e ao exercício do poder de polícia. Esse minimalismo levou a conseqüências sociais desastrosas que culminaram na necessidade de mudanças desse modelo.

Após a segunda guerra mundial, surge o Estado Social. Neste, o princípio da liberdade, que tudo podia, foi superado pelo princípio da igualdade. E para alcançar esse fim, o Estado precisaria intervir na ordem social e econômica regulando as relações sociais a partir da defesa dos mais fracos. Foi quando protagonizou o desempenho de várias atividades que tinham forte natureza privada.

Nos dias de hoje, caminhamos para um meio termo em que fortes influências condicionam a conformação de um novo modelo de Estado. O fenômeno da globalização, o pujante desenvolvimento tecnológico e a emergência da sociedade civil organizada são os fatores críticos que todos os Estados nacionais têm que equacionar para garantir a sua legitimidade. Assim, nenhum dos elementos estruturais do Estado pode se afastar da consideração dessas variáveis na avaliação de suas políticas. Considerar o contexto em que se insere, atualizar os seus métodos e processos e abrir-se para a sociedade são ações imprescindíveis para que as instituições modernas não pereçam com a perda da sua legitimidade.

Nesse contexto, sendo o sindicato uma das estruturas da sociedade organizada de maior relevância e um dos tripés de enorme influência nesse processo de conformação de um novo Estado, é imprescindível conhecermos e reconhecermos as idéias que presidem a vida social e política para exercermos o nosso papel de forma coerente com os ideais que defendemos. Interagir com as idéias políticas, econômicas e sociais que circulam pelos meios acadêmicos, pelos setores organizados da sociedade e pelos debates públicos não contaminados pela parcialidade ? a chamada opinião publicada ? é obrigação de quem tem compromisso com o seu futuro e com a sociedade em que vive.

Os três elementos que hoje influenciam essa nova conformação do espaço público também influenciam cada setor da sociedade, seja público ou privado, seja individual ou coletivo. O sindicato e a sua maior força, que são os seus filiados, têm que introjetar essa postura tanto no campo pessoal como no campo político. Modernizar nossas estruturas para podermos atuar com profissionalismo (e nos preparar para assumirmos papéis mais qualificados), pensar nacional e até internacionalmente a fim de interagir com as experiências de outras organizações de mesma natureza (buscar outras vivências sindicais e profissionais) e interagir com os setores organizados da sociedade buscando acumular diferentes leituras da luta social desenvolvida por esses grupos (superar o individualismo), são atitudes básicas para sermos atores principais e não coadjuvantes, na construção do espaço público que entendemos como correto.

Esse é o desafio que se impõe a nós. Crescer não é só escolha. É se instrumentalizar pelo conhecimento, pelas relações e pela vontade que nasce da nossa convicção.

Educação Fiscal terá link no site

do Sindireceita

O Sindicato criará um link no site para o tema "Educação Fiscal" com o objetivo de disponibilizar informações a respeito do tema para os filiados e demais interessados. O Sindireceita irá disponibilizar artigos, matérias, apresentações de colegas Analistas-Tributários, livros e demais materiais relacionados ao tema. As contribuições já podem ser encaminhadas para o Sindireceita, que em breve disponibilizará todo o conteúdo através do site da entidade.

Sindireceita apóia a campanha ?Educação Já?  idealizada pelo senador Critovam Buarque