Personalidade

Ana Maria de Souza Feijó

A técnica Ana Maria de Souza Feijó, 50 anos, casada, não se cansa de trabalhar. Natural de Porto Alegre-RS, Ana diz que não gosta de ficar parada e, por isso, mesmo depois de se aposentar, em 1998, a colega resolveu retornar ao trabalho. “Eu não estava preparada psicologicamente para me aposentar. Se tenho tempo, tenho que me doar”, afirma.
Desde o início do ano, Ana desempenha  importante função no CEDS-RS. Ela auxilia os colegas nas diversas funções administrativas todas às terças e quintas, na parte da tarde, e tira dúvidas dos Técnicos aposentados e pensionistas. Ela conta que está trabalhando em um projeto para aproximar os colegas inativos e pensionistas do Sindicato. Para isso, Ana está atualizando o cadastro dos filiados do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de traçar um perfil desses Técnicos e, posteriormente, formar um grupo de discussão. “A intenção é debater os anseios dos aposentados, em reuniões mensais. Às vezes, eles ficam muito afastados e até pensam que o Sindicato não está trabalhando”. De acordo com a Técnica aposentada, se o projeto obtiver bons resultados, no futuro ela poderá ampliar o debate a nível nacional. “Quero esclarecer para o inativo e pensionista que ele pode contar com o apoio dessa entidade”.
A colega comemora a conquista do reajuste salarial da categoria com a aprovação da Lei 10.910/04, que reestrutura a carreira de Auditoria da Receita Federal. “Mesmo com a não aprovação da paridade, foi uma vitória que foi muito batalhada”.  Ciente que o Sindireceita lutará na Justiça contra o descumprimento constitucional da paridade, Ana pede aos colegas que não fiquem pessimistas e parem de batalhar. “Não podemos ficar aguardando que as coisas aconteçam. Nós todos fazemos parte desse grupo e só com a nossa contribuição é que nós vamos conseguir atingir todos os nossos objetivos”, alerta.
Ana Maria ingressou na Receita Federal em 1983, como Técnica de contabilidade. Em 1985, durante a reestruturação da Instituição, fez concurso interno para Técnica do Tesouro Nacional. Um ano mais tarde, assumiu o cargo, sendo funcionária da Divisão de Orçamento e Finanças da Delegacia de Administração do Ministério da Fazenda. Ana permaneceu como chefe do Setor Financeiro até se aposentar. “Eu não me via fazendo outra coisa, sei lidar com papéis, essa parte operacional, eu me realizei como Técnica da Receita Federal, até hoje sinto saudade”, destaca.
Atualmente, além de dar apoio às atividades do CEDS-RS, a colega conta que faz atividade física e também acompanha de perto as duas filhas adolescentes, uma de 18 e a outra de 20. “Estou resgatando o convívio com a família”.