Sindireceita participa da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais

Representantes da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita participaram neste sábado e domingo, dias 23 e 24 de março, da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, ocorrida no Teatro dos Bancários, em Brasília/DF. Pelo Sindicato, estiveram presentes no encontro a secretária geral, Iêda Miranda; as diretoras Marlene Cambraia (Aposentados e Pensionistas) e Mariluce Vilela Fontoura (Assuntos Aduaneiros); e os diretores Odair Ambrósio (Formação Sindical e Relações Intersindicais), Fabiano Rebelo (Estudos Técnicos), Moisés Hoyos (Comunicação) e Valdemir Bueno.

Sindireceita Maria Lúcia Fattorelli 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais

A Plenária foi transmitida ao vivo, por meio do canal da Auditoria Cidadã da Dívida no YouTube (confira abaixo). Todas as definições estabelecidas no encontro serão inseridas em relatório, que está em fase de produção. O Sindireceita aguarda a conclusão do referido documento e, em breve, o divulgará amplamente para conhecimento da categoria.

Dia 23 de março

O primeiro dia de atividades da Plenária foi dedicado à apresentação dos participantes, bem como ao debate de ideias voltadas à Campanha Nacional por Direitos Sociais. A data também foi marcada pela realização de palestras conduzidas por especialistas e lideranças sociais de diversas áreas. As apresentações discutiram temas importantes, como a garantia de empregos e salários dignos; a luta dos estudantes no Brasil; os direitos dos povos originários; luta por moradia; reforma agrária; Previdência Social; valorização do serviço público e dos servidores e servidores; e defesa de outros direitos sociais fundamentais para toda a população.

Sindireceita Valdemir Bueno 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais

Na abertura dos trabalhos da Plenária, o diretor do Sindireceita, Valdemir Bueno, presidiu os trabalhos da “Mesa 1 – Retrato do Brasil”. Além do representante da DEN, também compuseram a referida Mesa: o professor Ladislau Dowbor, que tratou da função social da economia e sobre a necessidade de articulação entre as diversas lutas sociais; a Auditora-Fiscal aposentada da Receita Federal do Brasil (RFB) e fundadora da organização Auditoria Cidadã da Dívida,  Maria Lucia Fattorelli, que abordou a urgência de enfrentamento ao sistema da dívida para a garantia dos direitos sociais; e o deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF), que discorreu sobre a atuação parlamentar em defesa dos direitos sociais no Brasil.

Sindireceita DEN 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais

Por sua vez, a “Mesa 2 – As lutas do Povo Brasileiro”, contou com a presença dos seguintes especialistas: professora Raquel Dias; Dr. Carlos Moura; Wilma dos Reis; e professor Roberto Piscitelli. Na ocasião, foram discutidos temas como a educação Pública de qualidade; a valorização dos docentes; a luta por direitos da população negra; as lutas das mulheres no país; e luta pela limitação dos juros extorsivos aplicados no Brasil, com destaque para explanação realizada pelo professor Roberto Piscitelli sobre o tema.

Sindireceita DEN Maria Lúcia Fattorelli 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais

Outras Mesas foram formadas durante o evento, compostas por entidades representativas dos mais variados segmentos sociais da população brasileira e dos servidores públicos. Na ocasião, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF), que prestigiou o encontro, parabenizou a iniciativa das entidades organizadoras da Plenária e ressaltou a importância da luta em defesa dos direitos sociais frente ao crescimento da extrema direita que historicamente os ataca e retira.

Sindireceita Marlene Cambraia Odair Ambrósio e Maria Lúcia Fattorelli 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais

Dia 24 de março

O segundo dia de trabalhos da Plenária foi dedicado à definição dos eixos e organização da Campanha Nacional por Direitos Sociais. Na data, os participantes debateram amplamente estratégias de atuação e organização da mobilização, com a indicação de integrantes para compor a Coordenação Nacional e Regional da iniciativa.

Sindireceita Marlene Cambraia 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais

Entre os eixos aprovados estão: a valorização do serviço e do funcionalismo público; a batalha contra a reforma administrativa; a revogação das contrarreformas da Previdência e trabalhista; e o fim da taxação previdenciária de servidoras e servidores aposentados, aposentadas e pensionistas. Sobre este último item a diretora de Aposentados e Pensionistas do Sindireceita, Marlene Cambraia, exerceu participação fundamental ao chamar a atenção da Plenária para a importância do assunto e sobre a necessidade de que o mesmo fosse um dos eixos da Campanha.

Sindireceita Odair Ambrósio 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais

Em relação à coordenação da campanha, que será composta por entidades acionais e regionais, as quais serão responsáveis por levar os eixos para serem trabalhados nos estados, os diretores da DEN Odair Ambrósio, Valdemir Bueno, Fabiano Rebelo e Marlene Cambraia propuseram a inclusão do Sindireceita. Em resposta, Maria Lúcia Fattorelli, preliminarmente, sugeriu que o Sindireceita tratasse da questão da Justiça Fiscal, tema proposto como eixo de luta da Campanha pelo diretor Odair Ambrósio.

 

Fotos: Cristiano Eduardo – Fotógrafo SGP.