LXXXVII CNRE aprova atos de gestão de 2023, orçamento e plano de metas para 2024 da Diretoria Executiva Nacional

Os conselheiros que participam da LXXXVII Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita aprovaram o relatório do Conselho Fiscal Nacional (CFN) sobre atos de gestão da Diretoria Executiva Nacional (DEN) de 2023.

Durante a sessão, onde ocorreram intensos debates que perduraram mais de 10 horas e que contaram com a ampla participação dos conselheiros, também foram aprovados o relatório referente a utilização dos recursos do fundo da ADI/defesa da categoria, a proposta orçamentária de 2024 e o Plano de Metas da DEN para 2024.

Entretanto, sem justificativa clara, na mesma sessão foram rejeitadas pelos conselheiros as demonstrações contábeis consolidadas do Sindireceita (DEN, DS e CEDS) de 2023 e o respectivo relatório e parecer do CFN, além dos relatórios referentes a utilização dos recursos do Fundo de Reserva e do Fundo Sucumbencial RAV8xMVB - Ano 2023.

Em sua apresentação, a Diretoria de Finanças e Administração do Sindireceita encaminhou aos conselheiros um conjunto de relatórios e informações de forma detalhada de todas as despesas financeiras e lançamentos contábeis. Ao longo da apresentação, que foi elogiada por vários conselheiros do CNRE que destacaram a qualidade, a transparência e o detalhamento das informações financeiras e contábeis fornecidas, a Diretoria Financeira (DFA) também esclareceu todas as dúvidas apresentadas pela plenária. Os integrantes do CFN destacaram ainda que durante todo o processo de produção dos relatórios, o diretor Financeiro, Ricardo Ramos, franqueou livre acesso ao presidente do CFN, Risonaldo Ferreira, a todas as informações, sistemas e colaboradores da equipe financeira da DEN, sempre com o escopo de oportunizar amplo acesso aos dados financeiros e contábeis da instituição.

Ao final das discussões, o presidente da DEN, Thales Freitas solicitou à Mesa do CNRE que fossem apresentadas as possíveis inconsistências que poderiam ter gerado a rejeição dos relatórios apresentados pela DEN e pelo CFN. Como não houve a apresentação de justificativas concretas e o apontamento efetivo de inconsistências e, para sanar qualquer dúvida referente aos lançamentos contábeis e financeiros, o presidente da DEN comunicou à plenária que, como ato de gestão, a DEN contratará auditoria externa para analisar todos os relatórios, especialmente os rejeitados pelos conselheiros, para dirimir dúvidas, tornar ainda mais transparente a prestação de contas e, se for o caso, realizar os eventuais ajustes nas informações fornecidas nos relatórios constantes na apresentação dos lançamentos contábeis e financeiros do Sindicato.

Para a ver a votação detalhada, abra o APP do Sindireceita e clique no evento CNRE. https://app.sindireceita.org.br/

Passo a passo para ver detalhes das votações ocorridas durante o CNRE