Trabalho parlamentar: Sindireceita conclama categoria para obtenção de assinaturas à PEC Social
Com o reinício das atividades no Congresso Nacional, a diretora de Aposentados e Pensionistas do Sindireceita, Marlene Cambraia, e a secretária geral da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Iêda Miranda, retomaram a agenda de intenso trabalho parlamentar visando a obtenção de assinaturas e apoio à chamada PEC Social, de autoria do deputado federal Cléber Verde (MDB-MA). O texto atualiza a PEC 555/2006, prevendo suspensão escalonada da cobrança da contribuição da Previdência Social aos servidores públicos aposentados e aos pensionistas.
Desde o final do ano passado, as representantes do Sindireceita atuam diuturnamente em defesa da matéria, que necessita de, no mínimo, 171 assinaturas para ser apresentada e começar a tramitar na Câmara dos Deputados. Até o momento, a PEC Social conta com mais de 100 assinaturas de deputados e deputadas.
Caso obtenha o número exigido de assinaturas, o texto será apensado à PEC 555. Assim, não será necessário que a matéria tramite na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara e, também, em Comissão Especial da Casa, visto que ambas as etapas já foram superadas na tramitação da PEC 555.
A diretora de Aposentados e Pensionistas do Sindireceita, Marlene Cambraia, explica que o trabalho em prol da PEC Social tem sido realizado em conjunto com diversas entidades de representação dos servidores, para garantir o maior número possível de adesões à proposta. “Por se tratar de interesse de todos os servidores aposentados e pensionistas, várias entidades estão trabalhando juntas, entre elas o Sindireceita. Já conseguimos 115 assinaturas. Vale lembrar que ainda não estamos na fase de votação da PEC Social, mas, sim, da etapa inicial, na qual são necessárias assinaturas dos parlamentares para que o texto possa ser apresentado no Congresso”, esclarece.
Segundo Marlene Cambraia, além desta estratégia em defesa do texto, é essencial que todas as categorias estejam envolvidas nas atividades de trabalho parlamentar. Neste sentido, a diretora do Sindireceita destaca como fundamental a participação de cada colega Analista-Tributário e Analista-Tributária ativo, aposentado e pensionista nas ações de diálogo com os parlamentares. “Solicitamos aos colegas que debatam o assunto junto aos deputados dos seus respectivos estados, para que eles nos ajudem nessa luta. Venha fazer parte deste trabalho, colega! Entre em contato o deputado do seu estado e agende uma reunião com ele, aqui em Brasília, para que possamos ir ao encontro do parlamentar e colher a sua assinatura”, conclama a diretora.
Durante a Live Semanal do Sindireceita ocorrida na última quinta-feira, dia 22, a diretora Marlene Cambraia também fez uso da palavra para convidar a categoria a engajar-se no trabalho parlamentar em prol da PEC Social. Com o intuito de facilitar ainda mais as ações no âmbito, a titular da pasta de Aposentados e Pensionistas do Sindicato informa que estão disponíveis quatro materiais essenciais sobre a referida PEC, sendo eles:
- Modelo de e-mail a ser enviado aos parlamentares solicitando apoio à PEC Social (faça download aqui);
- Planilha com dados dos parlamentares, separados por nome, partido, gabinete, telefone e e-mail (faça download aqui);
- Texto da PEC Social (confira aqui); e
- Cartilha “Contribuição de Aposentados e Pensionistas para os RPPS” (leia aqui).
Cabe lembrar que a cartilha acima foi desenvolvida pelo Instituto MOSAP e entidades congregadas, entre elas o Sindireceita. O material foi elaborado com base em estudo de autoria de Luis Alberto do Santos, consultor, advogado, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, mestre em Administração e doutor em Ciências Sociais. Santos também é professor colaborador da EBAPE/FGV.
Na última quinta-feira, dia 22, o autor da PEC Social, deputado federal Cléber Verde, realizou pronunciamento no Plenário da Câmara sobre a importância do texto. “Todos nós aqui precisamos entender a importância do aposentado para o nosso país. Chegou a hora! Este é o ano em que precisamos dar uma resposta aos aposentados do Brasil. Faço um apelo para que possamos colocar matérias relativas aos aposentados e pensionistas como temas prioritários nesta Casa”, declarou.
Temas
Mais notícias sobre os temas
Sindireceita reforça atuação em apoio ao fim da cobrança previdenciária de aposentados
Diretoras do Sindicato participaram de reunião com o Mosap para discutir o avanço da PEC 6/2024, que propõe a extinção gradual da contribuição de servidores públicos inativos
26 de fevereiro de 2024 às 18:43
Sindireceita participa de audiência pública sobre reforma administrativa com representantes do MGI
“O objetivo não é afetar os servidores e as servidoras, uma lógica muito forte na PEC 32, que era punitivista, estimulava competição, e a redução do Estado.”, disse Esther Dweck durante encontro
26 de fevereiro de 2024 às 18:43
Sindireceita reforça atuação parlamentar em defesa das carreiras estratégicas no serviço público
Diretoria Executiva Nacional participou de audiências públicas no Congresso Nacional que discutiram a Reforma Administrativa e o PLDO 2026
26 de fevereiro de 2024 às 18:43
Sindireceita participa do Seminário “A Reforma Administrativa”
Evento foi promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.
26 de fevereiro de 2024 às 18:43
PEC 06 alcança 300 requerimentos
Proposta dispõe sobre a extinção escalonada da contribuição previdenciária dos servidores(as) aposentados(as) e pensionistas.
26 de fevereiro de 2024 às 18:43
Sindireceita se reúne com deputado Sóstenes Cavalcante (PL) para tratar PEC 06
As entidades solicitaram o apoio do parlamentar para dar andamento à tramitação da PEC 06 - conhecida como PEC Social, que prevê a extinção escalonada da contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas
26 de fevereiro de 2024 às 18:43