Em mais uma reunião da Mesa Nacional, representantes dos servidores cobram a apresentação de uma proposta de reajuste linear
Mais uma vez, o governo não apresentou nenhuma proposta de reajuste salarial para o conjunto dos servidores públicos federais. A sétima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), realizada na tarde desta quarta-feira, dia 28, foi encerrada sem a apresentação de um índice de reajuste ou de uma reposta por parte do governo federal à contraproposta encaminhada no dia 31 de janeiro deste ano pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos (Fonasefe), Centrais Sindicais e o Fórum Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). Veja aqui a contraproposta.
A postura do governo foi duramente criticada pelos representantes das entidades sindicais, das centrais e dos fóruns dos servidores, inclusive pelo presidente do Sindireceita, Thales Freitas que participou da reunião da Mesa Nacional, realiza na sede do DNIT em Brasília/DF. Durante toda a reunião, servidores públicos promoveram um ato cobrando do governo a apresentação do reajuste linear, de melhorias nas condições de trabalho e investimentos nos serviços públicos.
O presidente do Sindireceita, Thales Freitas criticou a postura do governo que chega à sétima reunião da Mesa Nacional sem uma proposta de reajuste salarial para os servidores. Durante a reunião, os representantes do governo alegaram que, a depender do resultado da arrecadação federal, que será aferida entre maio e junho, poderá apresentar uma proposta ainda este ano. “Infelizmente, esta postura é frustrante para todos os servidores. Todos os representantes sindicais voltaram a criticar a proposta apresentada que contempla apenas o reajuste de benefícios, que excluem os aposentados. Os representantes dos servidores deixaram claro que não aceitarão esta proposta”, reforçou.
Thales Freitas ressaltou também que foram feitas novas cobranças relacionadas a um conjunto de pautas não remuneratórias. Neste ponto, os representantes do governo informaram que está sendo preparada a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e que uma parte das reivindicações será incluída em um projeto de lei, que está em avançado estágio de elaboração e que, antes de ser encaminhado ao Congresso Nacional, será submetido para avaliação das entidades sindicais, centrais e dos fóruns dos servidores.
Os representantes dos servidores também cobraram novamente a abertura das mesas setoriais. Em relação aos servidores da Receita Federal os representantes do governo ressaltaram que, nesta gestão, não houve um acordo específico, mas sim a conclusão do acordo firmado em 2016. “Esta postura reforça a importância de mantermos nossa luta e nosso trabalho em favor da pauta reivindicatória que foi aprovada pela categoria para este ano‘, destacou.
Mobilização
A mobilização realizada na sede do DNIT em Brasília/DF reuniu servidores públicos federais e parlamentares. A deputada federal Erika Kokay (PT/DF) ressaltou a importância dos servidores públicos para o projeto de desenvolvimento do país e na luta por uma sociedade mais justa para todos. A parlamentar se colocou à disposição dos servidores e defendeu a implementação de um reajuste linear como forma de reconhecimento e de valorização dos servidores e do serviço público.
Ao participar do ato, o diretor de Estudos Técnicos do Sindireceita, Fabiano Rebelo defendeu a unidade de luta dos servidores e destacou a importância da participação dos aposentados. Ele criticou os discursos de que não há orçamento para o custeio do reajuste de servidores e lembrou que há categorias que estão há mais de 8 anos sem correção salarial. “É preciso que todos saibam que não se faz um país, uma nação, sem servidores. Somos nós servidores que atendemos a população, garantindo o futuro deste país. É preciso encontrar espaço no orçamento para os servidores públicos, que precisam ser valorizados por sua importância. Estamos aqui hoje em defesa de todo o serviço público federal”, ressaltou.
Também participaram do ato, representando os Analistas-Tributários da Receita Federal, a secretária-geral da DEN, Ieda Maria de Miranda, a diretora de Aposentados e Pensionistas, Marlene Cambraia, o diretor de Estudos Técnicos do Sindireceita, Fabiano Rebelo e o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindicato, Odair Ambrosio. Também participaram do ato Analistas-Tributários de Brasília que também foram representados pela delegada sindical da DS, Marlene Cambraia e pela secretária de Assuntos de Aposentados e Pensionistas, Cezira Ines Minari Diniz e pela secretaria de Finanças da DS, Ieda Maria de Miranda.
Temas
Mais notícias sobre os temas
Receita Federal apreende remessa de drogas sintéticas em Manaus/AM
Analistas-Tributários da Receita Federal participaram da ação integrada que resultou na apreensão de cerca de dois mil comprimidos de ecstasy em transportadora na capital amazonense.
28 de fevereiro de 2024 às 21:20
Receita Federal apreende 196 iPhones escondidos em caminhonete na Ponte da Amizade/PR
Analistas-Tributários atuaram na apreensão de carga de alto valor em fundo falso; motorista foi preso em flagrante
28 de fevereiro de 2024 às 21:20
Receita Federal apreende mais de 100 kg de haxixe em Novo Mundo/MS
A carreta onde a droga estava escondida havia sido estacionada no pátio da Receita Federal e transportava materiais para reciclagem
28 de fevereiro de 2024 às 21:20
Sindireceita participa de mais uma reunião do GT da Saúde/RFB
Na reunião de hoje foram discutidos e avaliados os modelos adotados para os magistrados e os servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público
28 de fevereiro de 2024 às 21:20
Receita Federal apreende calçados falsificados avaliados em R$ 3 milhões no Centro de Maceió
Segundo apurações preliminares, os produtos podem ter sido fabricados com materiais descartados no exterior, incluindo resíduos urbanos e até lixo hospitalar, o que representa sério risco à saúde do consumidor
28 de fevereiro de 2024 às 21:20
Receita Federal apreende carga de eletrônicos avaliada em mais de R$ 400 mil no Paraná
Analistas-Tributários atuaram na apreensão de tablets, celuares, computadors entre outros.
28 de fevereiro de 2024 às 21:20