Sindireceita participa de reunião com Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Na pauta: BRICS Sindical, Jornada de BRICS do Servidor Público e 1º Encontro de Servidores Públicos Afrodescendentes da América Latina e Caribe.
O Sindireceita, representado pelo presidente Thales Freitas, participou na tarde desta sexta-feira, dia 7, de reunião com a Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O encontro ocorreu às 14h, no Edifício Sede do MTE, localizado na Esplanada dos Ministérios, Bloco F, em Brasília/DF.
A audiência teve como objetivo discutir estratégias para o fortalecimento das relações sindicais e internacionais, além de buscar o apoio do governo para incluir o documento oficial do BRICS dos Servidores Públicos, a ser apresentado durante o evento que ocorrerá em julho, na cúpula oficial do BRICS.
Entre os principais pontos da pauta apresentados pelos representantes das entidades estiveram os eventos: BRICS Sindical, que terá a discussão sobre a integração sindical sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, e acontecerá em Brasília/DF, entre 22 e 24 de abril de 2025; a 2ª Jornada de BRICS do Servidor Público, com debates focados na valorização e no desenvolvimento dos servidores públicos, promovendo a cooperação mútua e a melhoria das práticas administrativas, e ocorrerá nos 4 e 5 de julho de 2025 no Rio de Janeiro/RJ; e o 1º Encontro de Servidores Públicos Afrodescendentes da América Latina e Caribe, evento pioneiro que busca promover o diálogo e a troca de experiências sobre a participação e os desafios enfrentados por servidores públicos afrodescendentes na região, fundamental para a promoção da igualdade racial e o fortalecimento das políticas de inclusão no serviço público.
Maíra Lacerda, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MTE, sugeriu a possibilidade de apresentar o documento juntamente ao BRICS Sindical, incluindo um anexo específico para os servidores públicos, com o intuito de conferir maior respaldo à solicitação. Além disso, salientou que o intuito tanto da assessoria quanto do ministro do Trabalho e Emprego sempre será o de apoiar iniciativas que visem a cooperação mútua e a valorização dos trabalhadores, sejam eles da iniciativa privada ou do serviço público.
A iniciativa das confederações e entidades, inclusive o Sindireceita, reflete o compromisso em ampliar o diálogo social e fortalecer as parcerias internacionais em prol dos trabalhadores e servidores públicos. A participação ativa em fóruns internacionais, como os relacionados ao BRICS, é essencial para a construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes, como a regulamentação da Convenção 151 da OIT, que garante o direito à negociação coletiva no setor público.
Participaram da reunião, pela Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): Maíra Lacerda e Silva, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais; e Marina Moreira Serra de Souza, assistente da Assessoria especial de Assuntos Internacionais. Além de Thales Freitas, presidente do Sindireceita; João Paulo Ribeiro, Diretor Adjunto de Relações Institucionais da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB); Luiz Gonzaga Negreiros, diretor da CSPB; Ivana Vilela, presidente do Sinditamaraty; Gabriela Drummond, vice-presidente do Sinditamaraty; e Ibrahim Yusef, presidente do Sidireta/DF.