Operação SIN TAX
Analistas-Tributários atuam em operação de combate ao contrabando e descaminho no Pará e no Piauí .
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram nesta quarta-feira, dia 2, em ação conjunta com a Polícia Federal, na Operação SIN TAX, com o objetivo de reprimir os crimes de contrabando, descaminho e lavagem de capitais relacionados à importação e comercialização fraudulenta de produtos eletrônicos nos estados do Pará e do Piauí.
As investigações apontam a existência de uma organização criminosa estruturada para atuar na importação irregular, transporte, armazenamento e comercialização de aparelhos eletrônicos de alto valor agregado, como drones e smartphones. Os produtos entravam no país de forma clandestina, sem o devido recolhimento de tributos, e eram comercializados em cinco estabelecimentos comerciais (quatro localizados em Belém/PA e um em Teresina/PI), incluindo lojas situadas em shopping centers.
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, sendo 10 em Belém/PA e 1 em Teresina/PI. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal do Pará, que também determinou o bloqueio de bens e valores no total de R$ 6,4 milhões.
Além das práticas de contrabando e descaminho, a Receita Federal identificou indícios de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, por meio da constituição de empresas com sócios sem capacidade econômico-financeira, todos vinculados ao principal investigado.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.