Sindireceita participa de reunião da Frente Servir Brasil que tratou do GT de reforma administrativa da Câmara dos Deputados
Participaram da reunião representantes de centrais sindicais, de confederações, de federações, de sindicatos e demais entidades representativas de servidores federais, estaduais e municipais e dos três Poderes
Na tarde de ontem, dia 5, o Sindireceita, representado pelo diretor Valdemir Bueno participou de reunião virtual da Frente Servir Brasil. Participaram da reunião representantes de centrais sindicais, de confederações, de federações, de sindicatos e demais entidades representativas de servidores federais, estaduais e municipais e dos três Poderes.
O tema central da reunião foi a atuação das entidades sindicais representativas de servidores públicos, centrais de trabalhadores e de todos que defendem os serviços públicos de qualidade para toda a sociedade, bem como os direitos dos servidores, perante o Grupo de Trabalho constituído pela Câmara dos Deputados para elaborar proposta de reforma administrativa.
Nas manifestações iniciais da reunião, foram expostas algumas das graves preocupações que podem advir dos trabalhos a serem realizados pelo GT de Reforma Administrativa da Câmara dos Deputados: a contratação de trabalhadores temporários para a realização de serviços públicos; aparelhamentos em órgãos públicos; dispensa de concursos; dúvidas quanto à postura do Executivo Federal no tocante à participação no referido Grupo de Trabalho e a repercussão de interesses econômicos de setores privados relativos à redução de serviços públicos prestados especialmente àqueles que mais deles necessitam.
Além da carência de servidores no âmbito federal (inclusive em representações diplomáticas), estadual e municipal, destacou-se a importância de ações de comunicação para conscientizar e mobilizar servidores e a sociedade civil sobre os perigos que podem ocorrer quanto aos resultados que advirão do GT de Reforma Administrativa.
Os participantes da reunião da Frente Servir reportaram diversos casos de precarização em serviços públicos federais, estaduais e municipais. Ponderou-se que as diversas vertentes de contrarreformas administrativas estão sendo instituídas de forma continuada desde o governo FHC.
Ao final da reunião, foram apresentados encaminhamentos para nortear trabalhos parlamentares, reuniões com autoridades, elaboração de estudos técnicos e ações de comunicação.
O Sindireceita se soma aos esforços da Frente Servir para a defesa dos serviços públicos de qualidade e dos direitos de servidores e servidoras em atividade, aposentados e pensionistas.